x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 11

acessos 9.094

Imposto de Renda Retido - não recolhido

Jéssica Cestaro Migliat

Jéssica Cestaro Migliat

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 25 julho 2018 | 14:50

Boa tarde ..


Fiz uma declaração de IRPF e a Receita Federal acusa não localizar o IR retido informado
para restituição, entreguei em contato com a empresa que forneceu o informe de rendimentos
e a empresa me informou que não pagou os IRRF mensais, minha dúvida é, como fica essa situação?
o que deve ser feito? irei ficar na malha fina? como resolver?


grata quem puder auxiliar.

Se DEUS é por nós, quem será contra nós ? Romanos 8:31-39

Amém ♥ ..
José Carlos de Jesus

José Carlos de Jesus

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 25 julho 2018 | 15:18

Jéssica,

Peça um novo informe de rendimentos para a empresa e veja se conta alguma retenção de IR.

Caso conste e o IR retido seja diferente do que foi informado na Declaração, faça a retificação informando o novo valor.

Caso não conste nenhuma retenção nesse novo informe e no antigo conste, provavelmente a empresa deve ter retificado a DIRF dela.

De qualquer maneira, pela o novo informe e retifique tua declaração...

Jéssica Cestaro Migliat

Jéssica Cestaro Migliat

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 25 julho 2018 | 16:26

Então José Carlos, o valor informado está correto, o que ocorre que houve a retenção do IR
no holerite mensalmente pela empresa, mais a mesma não pagou as guias de IRRF, ou seja
a retenção está correta, mais não ocorreu o repasse do dinheiro para a Receita Federal.

Se DEUS é por nós, quem será contra nós ? Romanos 8:31-39

Amém ♥ ..
Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 25 julho 2018 | 21:46

Jessica,

nesse caso, o trabalhador que vai sair perdendo, pois a receita federal NAO VAI pagar o valor da restituiçao, podendo infelizmente, de valor a receber( restituição ) passando a dever o ir para a receita, pois a RF não vai aceitar o valor informado


ja me aconteceu isso, e o trabalhador teve que parcelar o ir que acabou ficando devendo,, e depois ainda teve o trabalho de cobrar da empresa

Márlus

José Carlos de Jesus

José Carlos de Jesus

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 26 julho 2018 | 08:48

Jéssica,

Isso que a empresa fez se chama Apropriação Indébita.

Existe este Parecer da RFB mencionando que, neste caso, o débito será cobrado da fonte pagadora e que o contribuinte poderá sim utilizar o valor retido.
Podes, inclusive, apresentar este dispositivo à RFB. Não dá para aceitar goela à baixo tudo que a RFB estabelece...

PARECER NORMATIVO COSIT Nº 1, DE 24 DE SETEMBRO DE 2002

IRRF RETIDO E NÃO RECOLHIDO. RESPONSABILIDADE E PENALIDADE.
Ocorrendo a retenção e o não recolhimento do imposto, serão exigidos da fonte pagadora o imposto, a multa de ofício e os juros de mora, devendo o contribuinte oferecer o rendimento à tributação e compensar o imposto retido

LANA CLAUDIA DRESCH

Lana Claudia Dresch

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 17 dezembro 2019 | 09:28

Bom dia,

Tenho uma situação parecida.
Fiz a declaração de IRPF para um cliente que acabou caindo na Malha Fina, porque a empresa reteve o IRRF na folha de pagamento dele, mas não fez o repasse/recolhimento para a RFB.
O meu cliente entrou em contato com a empresa, e esta disse ter optado pelo Parcelamento dos IRRF retidos.
Contudo, já se passaram alguns meses, e a restituição do meu cliente continua em Malha Fina.
Pergunto, caso a empresa tenha feito o parcelamento em várias vezes, o meu cliente só vai receber a restituição depois que a empresa tiver quitado TODAS as parcelas?
Enquanto isso, pode o meu cliente ser intimado a pagar o IR que ele declarou como retido pela empresa?

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Segunda-Feira | 31 maio 2021 | 20:54

Jaqueline  

Estou na mesma situação, cair na malha,  por conta da empresa em q trabalhei q nao repassou o meu imposto retido. 
Minha pergunta é igual a sua .
Preciso agendar para levar os documentos na receita?
Lana Claudia Dresch, informa por favor ..como ficou a sua situação. 
Por favor ...

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Segunda-Feira | 5 julho 2021 | 08:20

Lana Claudia Dresch e  Jaqueline !

Poderia me falar qual foi o desfeito dessa situação. pois estou na mesma condições.

Empresa que trabalhei não repassou o imposto retido, com isso cai na malha.

Por favor.

Ronaldo Torquato

Ronaldo Torquato

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 5 julho 2021 | 19:26

Boa noite,
Anos atrás, passei por situação semelhante onde a empresa não havia recolhido, na ocasião fiz um agendamento na RFB, apresentei CTPS e os Holerites, e a minha restituição foi lberada.
Creio que hoje haja atendimento pelo e-CAC (Chat ou Processo Eletrônico), onde conseguirá comprovar com documentação que do seu lado está tudo ok, e sua declaração sairá da malha fina.
Resumindo, a empresa continuará com o problema, e o seu será resolvido.
A princípio acesse o Chat da RFB para obter maiores informações, terá um pouquinho de trabalho mas resolverá seu problema independentemente da apropriação indébita da empresa.
Boa sorte.
Abs.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.