x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 12

acessos 5.977

Contabilometria

Marcos Antonio Tambor Júnior

Marcos Antonio Tambor Júnior

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 27 outubro 2009 | 09:37

No final do ano passado um professor da faculdade falou algo sobre um novo ramo da Contabilidade chamado de Contabilometria..Queria saber do que exatamente se trata e onde posso conseguir livros bons sobre o tema?

Grato desde já,

"Fazemos o possível agora! O impossível, demora um pouco, mas fazemos também!"
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2009 | 13:58

Marcos Antonio Tambor Júnior

Não é tão novo assim, este termo surgiu na década de 80. Baixe o arquivo PDF do link abaixo e veja do que se trata.

Contabilometria

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Marcos Antonio Tambor Júnior

Marcos Antonio Tambor Júnior

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2009 | 08:17

Obrigado M. Messias pela ajuda. Acredito que quando meu professor disse que o ramo era novo estava relacionado a maior ênfase que esse ramo tem ganhado..Vou me aprofundar um pouco mais nesse assunto e você me ajudou muito...

"Fazemos o possível agora! O impossível, demora um pouco, mas fazemos também!"
Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 31 outubro 2009 | 18:23

Certamente, Marcos, o seu professor queria, como você mesmo destacou, enfatizar essa área da contabilidade que, se não é tão nova assim, é sem dúvida pouco conhecida. E acredito que ele conseguiu com isso atingir o seu objetivo que era de despertar o interesse dos alunos pelo tema.

E para nossa felicidade o tópico acabou sendo muito oportuno também. A revista Super Interessante deste mês (nov/2009) traz matéria em que revela qual a profissão do futuro. Não, não é a de Contador (pelo menos para a revista). Mas as funções desempenhadas nesta profissão podem muito bem se enquadrar naquelas desenvolvidas por um Contador com conhecimentos na Contabilometria.

Se tiver oportunidade, leia a matéria e com certeza terá a mesma impressão que eu.

Abraços!

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Marcos Antonio Tambor Júnior

Marcos Antonio Tambor Júnior

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 3 novembro 2009 | 12:59

Concerteza irei ler sim, já estava curioso sobre o assunto e agora eu, que estava indeciso sobre que especialização seguir, talvez tenha encontrado uma meta.

Muito obrigado pelas informações...

"Fazemos o possível agora! O impossível, demora um pouco, mas fazemos também!"
Marcos Antonio Tambor Júnior

Marcos Antonio Tambor Júnior

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 12 março 2010 | 09:53

Acredito que sim pois não se fala muito sobre essa "especialização" nos cursos convencionais. Mesmo muitos professores e profissionais nem se quer ouviram falar. Por isso acredito que vai despertar uma certa curiosidade de todos os envolvidos. Além disso quem sabe você acabe gostando e se especialize nessa área..

"Fazemos o possível agora! O impossível, demora um pouco, mas fazemos também!"
CRISTIANE

Cristiane

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 14 anos Domingo | 21 março 2010 | 15:17

Marcos Antônio e Aretuza, se quiserem saber mais sobre a Contabilometria procurem o livro "Pesquisa Operacional: para decisão em Contabilidade e Administração" de Luiz J. Corrar e Carlos Renato Theóphilo (coordenadores) da Ed. Atlas.

Marcos Antonio Tambor Júnior

Marcos Antonio Tambor Júnior

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 22 março 2010 | 08:06

Grato Cristiane..Não tenha dúvida de que procurarei sim esse livro...É bom saber que tem muito mais gente que se interessa por novidades da área..Muito obrigado mesmo...

"Fazemos o possível agora! O impossível, demora um pouco, mas fazemos também!"
CRISTIANE

Cristiane

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 23 março 2010 | 21:31

De nada Marcos, verás que o que o Helison falou acima sobre a Contabilometria é verdade pois tem muita coisa avançada de Estatística e acredito que esta área tem ainda muito o que expandir e poucos são os profissionais especializados nela.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.