x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 1

acessos 525

Mesuração de invariantivos cíclicos no final do ano

cicero veloso

Cicero Veloso

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2018 | 11:32

Caros, estou com uma duvida de qual métrica usar para mensurar os resultados de inventários físicos feitos trimestralmente em relação ao um período como Q2 por exemplo.

Nesse período houve duas contagens e consequentemente baixas e ganhos. Ao final de Q2 no fim do período tenho duvida de como mensurar esses resultados.

Essa conta é apresentada conforme abaixo:
Q1
Perdas Ganhos Estoque ∆
100 50 10000 -0,50%

Q2
Perdas Ganhos Estoque ∆
80 40 8000 -0,50%

Resumo das contagens
Perdas Ganhos Estoque ∆
180 90 18000 -0,50%


Qual seria a melhor forma de mensurar e efetividade desses inventario ciclos após um determinado período? e se os resultados estão dentro do aceitável?

Uma alternativa comentada, foi somar as diferenças e relacionar com os estoques da data. Mas não achei o mais correto, pois houve grande movimentação nesses períodos com baixas nas contagens.

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2018 | 12:53

Cícero,

Se não existe uma regra técnica, você é livre para escolher. A escolha, no entanto, não pode ser aleatória ou arbitrária. Do ponto de vista contábil o compromisso da entidade e do contador é que a informação fidedigna ou útil. Vejamos o que diz o Pronunciamento Técnico CPC 00 (R1) que trata da Estrutura Conceitual da Contabilidade:


QC15. Representação fidedigna não significa exatidão em todos os aspectos. Um retrato da realidade econômica livre de erros significa que não há erros ou omissões no fenômeno retratado, e que o processo utilizado, para produzir a informação reportada, foi selecionado e foi aplicado livre de erros. Nesse sentido, um retrato da realidade econômica livre de erros não significa algo perfeitamente exato em todos os aspectos. Por exemplo, a estimativa de preço ou valor não observável não pode ser qualificada como sendo algo exato ou inexato. Entretanto, a representação dessa estimativa pode ser considerada fidedigna se o montante for descrito claramente e precisamente como sendo uma estimativa, se a natureza e as limitações do processo forem devidamente reveladas, e nenhum erro tiver sido cometido na seleção e aplicação do processo apropriado para desenvolvimento da estimativa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.