x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 70

acessos 72.015

Resolvido - "Não foi possível acionar aplicativo" NF-e 4.0 - Sebrae

Alex Ferreira Costa

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 45 semanas Terça-Feira | 7 agosto 2018 | 16:18

Boa tarde pessoal,

Serei direto. Desde a última sexta estamos tendo problemas com emissor gratuito do Sebrae.

IMAGEM DO ERRO

Consegui replicar a resolução abaixo com 5 clientes diferentes, e funcionou perfeitamente. Os links abaixo são de imagens, para ilustrar melhor.

Primeiro certifique-se que o endereço abaixo esteja na lista de exceções do Java: http://conteudo.sebrae.com.br

Para isso vá até o painel de controle e clique em Java (Ou Configurar Java no Menu iniciar) (IMAGEM 01).

IMAGEM 01 - CONFIGURAR JAVA

Clique na aba Segurança e em seguida Editar Lista de Sites (IMAGEM 02).

IMAGEM 02 - LISTA DE EXCEÇÕES

Ainda na mesma Janela vá na aba Geral e clique no botão Exibir (IMAGEM 03):

IMAGEM 03 - ABA GERAL

Pode tanto abrir rapidamente quanto demorar 5 minutos para abrir a janela abaixo, depende do seu computador. Procure "Emissor de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) 4.00" na lista e selecione ele. Depois clique no X vermelho na parte superior (IMAGEM 04). Isso vai excluir a aplicação. Não vai excluir os cadastros que já tenham importado, porém vale ressaltar que não me responsabilizo por eventuais perdas de dados, siga por sua conta e risco.

IMAGEM 04 - LISTA DE APLICAÇÕES

Após ele sumir da lista. Execute novamente o instalado do Emissor, caso não tenha clique no link abaixo (oficial do Sebrae):

DOWNLOAD - EMISSOR NF-e 4.0 - SEBRAE

Dessa forma ele deve começar o Download (IMAGEM 05):

IMAGEM 05 - DOWNLOAD/VERFICAÇÃO DE APLICATIVO

Caso ocorra erro dizendo que aplicação parou de funcionar (Pelo congestionamento do sie). Para que não inicie tudo de novo vá novamente na lista de aplicativos da IMAGEM 04, clique com o botão direito do mouse no aplicativo e selecione Executar On-line. Isso vai fazer continuar o download de onde parou.

Após o download basta executar (IMAGEM 06):

IMAGEM 06 - EXECUTAR PROGRAMA

Recomendo que ainda na lista de aplicativos (IMAGEM 04), cliquem com direito no aplicativo e selecionem a opção Instalar Atalhos caso o atalho da área de trabalho tenha corrompido.

É isso. Espero ter ajudado.

Alvaro Lima

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 44 semanas Quarta-Feira | 8 agosto 2018 | 08:22

Alex, obrigado pela dica, mas estou com o mesmo problema da Amanda, consegui entrar no programa e não perdi nada do cadastro, mas na hora da transmissão o sistema rejeita " erro na resposta do SEFAZ" vc teria alguma sugestão?

Alex Ferreira Costa

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 44 semanas Quarta-Feira | 8 agosto 2018 | 09:55

O que vi que pode resultar nesse ERRO NA RESPOSTA DO SEFAZ, pode ocorrer em 3 situações:

- Layout da NF-e incorreto (Tenha certeza que não está no emissor antigo);
- Número da nota já emitido em outro Layout (Está tentando emitir NF-e com número igual emitido no emissor antigo);

E tem esse arquivo do Sefaz de Pernambuco que diz que isso ocorre quando a Sefaz está em contingência:

SEFAZ-PE - ERRO NA RESPOSTA DO SEFAZ

Pode ser um problema especifico regional. O status do serviço regional pode ser consultado no link abaixo:

DISPONIBILIDADE DE SERVIÇOS - NF-E

Vi o pessoal também colocando os seguintes endereços na lista de sites do Java:

http://www.sebrae.com.br
http://www.sebraesp.com.br
http://solucoes.sebraesp.com.br


Abraços

Luan Carlos Haendchen

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 44 semanas Quarta-Feira | 8 agosto 2018 | 11:01

Bom dia Alex,

Também executei todos os passos, porém na própria instalação o Java apresenta o seguinte erro: "Erro no Java web launcher". ão consigo sequer instalar o emissor.

Luan Carlos Haendchen
Analista Societário
Bacharel em Ciências Contábeis

Jonatan Moreira Ferreira

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 44 semanas Quarta-Feira | 8 agosto 2018 | 11:09

Bom dia Wallysson, fiz como o Alex Ferreira Costa descreveu, nesse topico da imagem 04, deu certo, selecionei o 4.01

Recomendo que ainda na lista de aplicativos (IMAGEM 04), cliquem com direito no aplicativo e selecionem a opção Instalar Atalhos caso o atalho da área de trabalho tenha corrompido.

Alex Ferreira Costa

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 44 semanas Quarta-Feira | 8 agosto 2018 | 11:20

Luan Carlos Haendchen, isso ocorre quando o site está congestionado. Como falo no guia, caso isso ocorra retorne o download de onde parou indo na lista de aplicativos (IMAGEM 04) e executando clicando com o botão direito e em seguida Executar Off-line. Em seguida ele vai falar que "O aplicativo deseja iniciar Online" e você pode colocar sim.

Pode ser necessário fazer mais de uma vez, até completar a barra de download.

Bruno Sabadini

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a) Informática
há 44 semanas Quarta-Feira | 8 agosto 2018 | 12:17

Boa tarde a todos,

De fato, ha uma instabilidade nos servidores da Sebrae SP. Ela vem inclusive alterando os links para tentar desafogar, mas continua congestionado.

Estou acompanhando o caso em todos meus clientes onde presto suporte, desde as 9hrs da manhã, e não ha nenhuma evolução. Suporte via WhatsApp da Sebrae também não está respondendo. Percebe-se até que o site deles, está muito instável para fazer o acesso.

Só nos resta ir tentando com as dicas acima.

Atualização
Fazendo os processos que o amigo acima cita, de mandar abrir Offline e tentar algumas vezes, deu certo. Parece que os servidores estão ficando menos carregado. Precisei fazer isso 2x e deu certo.

Bruno Sabadini

Técnico em Informatica - Suporte de Sistema de gestão para Faturamentos

Mariana dos Reis Araujo

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 44 semanas Quarta-Feira | 8 agosto 2018 | 13:32

Boa tarde a todos.

Pessoal estava tentando desde ontem dia 07, resolver o erro do programa tanto ao abrir como para instalar novamente, consegui resolver agora com as orientações do Alex, e só com o download do emissor 4.0 conforme o anexo do Alex, o do site do SEBRAE, 4.1 não consegui.

Muito obrigada, pela suas orientações ALex.

David Marcelo

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 44 semanas Quarta-Feira | 8 agosto 2018 | 13:45

Boa tarde a todos

Estou com o mesmo problema, não consigo abrir o aplicativo já fiz os procedimentos que o Alex falou e continua aparecendo a mensagem "Não é possível acionar o aplicativo" eu tinha conseguido com a versão do java update 171, estava funcionando normalmente, só que hoje travou tudo, não consigo mais abrir o aplicativo, por acaso a versão do java tem que estar atualizada?

Alex Ferreira Costa

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 44 semanas Quarta-Feira | 8 agosto 2018 | 14:38

David Marcelo, todos que testei estavam com Java Atualizado. Tente esvaziar o cache do Java indo em Configurar Java -> Aba Geral -> Botão Definições -> Botão Excluir Arquivos. Isso vai zerar o cache de todos os aplicativos Java, então terá que refazer a instalação dos mesmos depois.

Verifique se há muitas versões do Java instaladas e qual está ativa Configurar Java -> Aba Java -> Botão Exibir. Caso sim deixe marcada apenas a mais recente, dê Ok e depois clique em Aplicar.

Abraços

Samir

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 44 semanas Quarta-Feira | 8 agosto 2018 | 18:44

Boa Noite Alex.
Obrigado pela ajuda. Seguindo os passos por você informado, foi a unica maneira que fez com que o sistema volta-se a funcionar.

Porém, após fechar o programa EMISSOR DE NFe 4.0, o erro voltou a acontecer quando fui iniciar o programa novamente.

Alex Ferreira Costa

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 44 semanas Quarta-Feira | 8 agosto 2018 | 19:05

Boa noite Samir, verificando o aplicativo, ele tenta acessar o site do Sebrae pra checar se há uma nova atualização. Caso o site esteja congestionado o erro pode voltar a ocorrer. Estranhamente não ocorre caso não tenha internet. Tente fazer os procedimentos com a versão 4.0.1, talvez nessa versão não haja esse empecilho.

No site do Sebrae tem um arquivo de correções:

Correção de Erro - Sebrae

DOWNLOAD - Emissor 4.0.1

Não testei ainda, pois o problema não se reproduziu aqui novamente, então caso algum colega tenha obtido êxito nesse procedimento nos informe.

Abraços

Felipe Figueiredo

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 44 semanas Quinta-Feira | 9 agosto 2018 | 08:38

Bom dia,
Segui a orientação do colega Alex Ferreira de baixar a versão 4.0.1 e colocar o novo link na lista de exceções do Java e deu certo nos computadores aqui do escritório. Irei entrar em contato com os clientes e fazê-lo também nos seus computadores.

Obrigado pela ajuda!

Samir

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 44 semanas Quinta-Feira | 9 agosto 2018 | 08:53

Bom dia.
Refiz o processo informado pelo Amigo Alex Ferreira e o problema parece ter sido solucionado definitivamente. Estamos conseguindo acessar o Emissor normalmente neste momento.
Muito Obrigado.

Patricia Silva

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar
há 44 semanas Quinta-Feira | 9 agosto 2018 | 09:32

Bom dia!!!


Pessoal eu não estou conseguindo transmitir a NFE, o emissor é 4.01, mas o meu certificado é o de 2 anos, no emissor 3.10, emitia normal.

Mais alguém está com o certificado de 2 anos e está tendo este problema?


Grata


Patricia

Luciano de Jesus Santos Cruz

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 44 semanas Quinta-Feira | 9 agosto 2018 | 10:06

Bom dia.

Desde sexta-feira não conseguia abrir o NFe 3.10, porém, na terça-feira por muito esforço, consegui baixar e instalar novamente, sempre dava o seguinte erro: Não é possível acionar o aplicativo.

Já adicionei todos os sites possíveis nas exceções do JAVA e nada. Hoje quando abri o emissor o erro apareceu novamente.

O que faço? Preciso emitir umas notas fiscais que deixei em aberto...

Página 1 de 3
1 2 3

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.