x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 7.924

Empresa inativa com sócio falecido???

sheiila

Sheiila

Iniciante DIVISÃO 2
há 5 anos Terça-Feira | 7 agosto 2018 | 21:08

Tenho um empresa que está inativa na junta comercial, a minha sócia havia sumido , porém pra minha surpresa quando fui dar baixa na apareceu que ela já faleceu.
Gostaria de saber se vou conseguir fazer a baixa de empresa sem o inventario, já a mesma até onde eu saiba não tinha família então com certeza não foi feito inventario, nesse caso se realmente precisar do inventario eu posso solicitar mesmo não tendo parentesco algum com a mesma?
Agradeço desde já!

Sheila

Luan Carlos Haendchen

Luan Carlos Haendchen

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2018 | 11:00

Bom dia Sheila,

Talvez existam caminhos mais simples para proceder esta baixa.

Primeiramente: você era sócia administradora desta empresa? Caso positivo verifique se o CPF está vinculado como responsável ao CNPJ na Receita Federal.

Você afirmou no seu tópico que a empresa encontra-se inativa na Junta Comercial de seu estado, não sei se é utilizado algum jargão diferente em MG, mas se a empresa estiver na situação de "cancelada" na Junta de seu estado, você pode solicitar uma certidão simplificada onde consta esta situação e encaminhar pedido de baixa do CNPJ na Receita Federal.

Este seria o caminho mais prático, porém você precisa se enquadrar nas duas situações mencionadas. Não se tratando do seu caso, o correto seria você procurar consultoria jurídica com um advogado para resolver a questão do inventário.

Luan Carlos Haendchen
Analista Societário
Bacharel em Ciências Contábeis
Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2018 | 11:07

Sheiila infelizmente não.
Sem o inventário não tem como o herdeiro assinar.
Tanto na junta, na receita ou se for assinar o DBE pelo certificado digital, pois para fazer o certificado tem que ter assinatura.
Sugiro que façam a partilha o mais rápido possível.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
sheiila

Sheiila

Iniciante DIVISÃO 2
há 5 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2018 | 02:42

Luan Carlos Haendchen .

Bom dia!

Eu tentei emitir a certidão simplificada na jucemg e deu nenhum registro encontrado. Mas já consultei na lista de cancelamento e ela foi cancelada" cancelamentos administrativos" em 2014.

Como proceder neste caso?

E sim aqui em minas sou a sócia administradora da empresa! Acabei de confirmar pois simulei um agendamento na RF e o mesmo só aceita o agendamento com o CPF do representante pela empresa.

Agradeço desde já pela atenção!


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.