x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 8.185

Férias no carnaval.

Marisa

Marisa

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contas à Pagar
há 5 anos Terça-Feira | 14 agosto 2018 | 12:56

Eu estou em uma empresa na qual escolhemos os dias que queremos tirar as férias.

No próximo ano, vou ter apenas três dias para zerar as férias e escolhi a semana do carnaval, uma vez que, a segunda-feira e terça-feira serão descontadas do banco de horas, já que a empresa não abre nesses dias.

Assim, iria começar a contagem das minhas férias na quarta-feira, pós feriado facultativo (carnaval).

Porém, quando fui informar as datas ao RH, me disseram que eu teria que iniciar na segunda-feira as férias, e não na quarta-feira e assim, seriam descontados 7 dias de férias no total, segunda-feira até domingo.

Queria saber se realmente não é permitido que eu inicie as férias após a terça-feira, sendo que eu não tenho culpa da empresa querer fazer o desconto do banco de horas dos funcionários ao invés de abrir para trabalhar.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 14 agosto 2018 | 14:08

Marisa, boa tarde.
O Carnaval não é feriado, algumas(maioria) compensam durante o ano esses dias (segunda, terça e quarta-feira) acrescentando horas na jornada de trabalho.
O que vc precisa ficar atenta e se esses dias serão compensado no ano de 2019, se positivo e você for compensar, então esses dias não poderão ser computado, iniciando as férias no primeiro dia util de trabalho.

ok..

(verifique também a cct - sindicato).

Veja a materia nesse link

http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/carnaval.htm

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2018 | 16:06

Marisa

O gozo das férias dos funcionários fica a critério do empregador definir o melhor período de acordo com seu planejamento...se a empresa definiu que o início deverá ser as segundas não vejo problemas, é até um benefício.

Vc diz que tem 03 dias de saldo, isso esta errado, já que não pode restar saldo inferior a 05 dias conforme reforma trabalhista.

Outra coisa....Porque vão considerar 07 dias? Se vc tem saldo de 03 dias e as férias vão começar na segunda, seria segunda terça e quarta, dias corridos, devendo retornar ao trabalho na quinta certo? Ou a empresa vai emendar a semana toda???

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.