x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 2

acessos 524

Elba Tortato

Elba Tortato

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 5 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2018 | 16:31

Boa tarde!Tenho uma duvida referente ao CIOT, meu software não gera este código, gostaria de auxilio de onde posso gerar e como proceder. Agradeço desde já a atenção de todos.

Juliano Marcal

Juliano Marcal

Bronze DIVISÃO 5, Analista Sistemas
há 4 anos Sexta-Feira | 10 janeiro 2020 | 08:35

Olá Elba

Para gerar o CIOT você terá que entrar em contato com uma IPEF (Instituição de Pagamento Eletrônico de Frete), credenciada pela ANTT. De acordo com a Resolução 5862/2019, todas as IPEF são obrigadas a prestar informações sobre como emitir CIOT gratuito. Esta mesma resolução torna o CIOT obrigatório a partir de 17 de janeiro de 2019 para todas as operações de cargas.

Neste artigo nosso, você encontra mais detalhes, além de links para consultar a lista de IPEF credenciadas pela ANTT:
https://www.sygmasistemas.com.br/ciot-obrigatorio-saiba-como-gerar-ciot-gratuito/

Atenciosamente,

Juliano Marçal
Analista de Sistemas
Sygma Sistemas e Consultoria

'Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo"



Adriana B

Adriana B

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Marketing
há 4 anos Sexta-Feira | 13 março 2020 | 10:50

Bom dia!

O CIOT para Todos foi prorrogado novamente, conforme Resolução Nº 5.873 publicada no Diário Oficial da União (DOU de 11.03.2020 – pág. 35 – Seção 1) . O novo prazo para adequação ao CIOT para Todos agora é 15/04/2020. 

Enquanto isso, a emissão do CIOT continua sendo obrigatória para quem contrata ou subcontrata Transportador Autônomo de Carga (TAC) e/ou TAC-Equiparado (transportadoras ou cooperativas com até três veículos cadastrados na ANTT).

Para gerar o CIOT, existem duas formas:

 1. Gerar o CIOT automaticamente utilizando um sistema emissor de CTe integrado.Você poderá gerar CIOT através de uma integração do seu Software emissor com uma Instituição de Pagamento Eletrônico de Frete (IPEF) homologada pela ANTT.
Utilizando essa opção, todos os dados que constam no contrato de frete e no CTe, serão transmitidos para a administradora sem que você precise digitar tudo novamente. Exemplo de sistema que tem essa integração com IPEF's: SimplesCTe.

2. Gerar o CIOT manualmente na IPEF. Nesta opção, é possível acessar o site de uma Instituição de Pagamento Eletrônico de Frete (IPEF)  homologada pela ANTT e digitar todas as informações manualmente, na área de geração de CIOT no site da IPEF.
 
Fonte: GUIA DO CIOT 2020 - O guia mais completo pra você tirar suas dúvidas sobre CIOT, PEF, IPEFs. Atualizado com as últimas Resoluções da ANTT.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.