x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 21

acessos 11.517

Retificar RAIS ano base 2017

Daiane Alves

Daiane Alves

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Recursos Humanos
há 5 anos Terça-Feira | 21 agosto 2018 | 10:46

por favor, alguém poderia me orientar como faço para retificar rais ano base 2017.
a rais ano base 2017 foi entregue negativa, quando na verdade a empresa teve um funcionário durante os 6 meses no ano de 2017.
como faço a retificação?

Danilo Pinheiro

Danilo Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 21 agosto 2018 | 10:55

Bom dia,
basta enviar uma nova declaração constando o funcionário omitido. Mas envie uma nova informação normalmente, não envie como retificadora.

"Na declaração de retificação devem ser gravados somente os empregados que foram corrigidos e, quando for o caso, os vínculos a serem incluídos. Os empregados declarados corretamente não devem constar na declaração retificadora para evitar duplicidades.
Em se tratando de inclusão de estabelecimentos/empregados, omitidos anteriormente, a empresa deverá gerar uma nova declaração CBO, utilizando o programa GDRAIS 2017, informando apenas os estabelecimentos/empregados omitidos. Neste casos, a gravação desta declaração deverá ser como nova, e não como retificadora."


Fonte: MTE

" Boas molduras não salvam quadros ruins ! "

Skype/Email: [email protected]
Site: https://www.adep.com.br
Danilo Pinheiro

Danilo Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 21 agosto 2018 | 14:47

Boa tarde Daiane,
De acordo com a legislação vigente é devido sim. Mas pode acontecer de essa multa não ser emitida na hora da entrega da declaração em atraso e não chegar depois, como já aconteceu aqui comigo. Mas, é devido sim, da uma olhada no texto:

O empregador que omitir informações ou prestar declaração falsa ou inexata ficará sujeito à multa prevista no art. 25 da Lei n° 7.998, de 1990, a ser cobrada em valores monetários a partir de R$ 425,64 (quatrocentos e vinte e cinco reais e sessenta e quatro centavos), acrescidos de R$ 26,60 (vinte e seis reais e sessenta centavos) por empregado omitido ou declarado falsa ou inexatamente.

Qualquer dúvida estou a disposição!

" Boas molduras não salvam quadros ruins ! "

Skype/Email: [email protected]
Site: https://www.adep.com.br
JOANA DARC MACIEIRA

Joana Darc Macieira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2019 | 15:24

Boa tarde Danilo,

Veja se pode me ajudar: estou tentando enviar uma RAIS, de apenas 01 funcionário não enviado no prazo, (os demais foram enviados), como se fosse uma declaração normal (não retificadora) mas o sistema GDRAIS 2017, diz que a data da geração está errada, pra eu tentar mais tarde...
Por acaso, você sabe me dizer como resolver isso ?

Grata

Alexandre Kimeri Benaducci

Alexandre Kimeri Benaducci

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2019 | 17:12

Boa Tarde!!

Pessoal, também estou com um problema de Retificação de RAIS Ano Base 2017, no caso, a retificação seria a data de nascimento do func., efetuado os procedimentos de Retificação, ao se tentar enviar via Programa RAIS, a mensagem que aparece é: "Erro ao realizar a transmissão da declaração. Por favor tente novamente." Acontece que em 09/01/2019, efetuei um contato com o atendimento SERPRO/RAIS e a resposta seria que o sistema estaria disponível em 28/01/2019. Continuo aguardando, e o funcionário tem prazo.

Alexandre K

RAFAEL MARTINS

Rafael Martins

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 5 anos Sexta-Feira | 15 março 2019 | 08:53

bom dia,
fiz uma retificação da rais 2017, foi retificado o salario do funcionário que estava incorreto, o abono salarial dele era para ser pago dia 22/02/2019. mas devido o erro não estava disponível nessa data. a data da retificação foi dia 21/02/2019, mas ate agora não aparece valor algum para ele receber. fui na caixa e eles falaram que era pra aguardar 15 dias para a informação cair no sistema e ate agora nada. fui em outra caixa e disseram que o valor do abono ira acumular com o do próximo exercício. alguém aqui já passou por essa situação? podem me ajudar? pois o funcionário esta muito chateado com isso.

KATIA REJANE DA SILVA

Katia Rejane da Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar
há 5 anos Quarta-Feira | 27 março 2019 | 23:15

Estou na mesma situação:  erro ao realizar transmissão Alexandre Kimeri Benaducci da declaração 



ALEXANDRE KIMERI BENADUCCIALEXANDRE KIMERI BENADUCCI
ALEXANDRE KIMERI BENADUCCI

Alexandre Kimeri Benaducci

Alexandre Kimeri Benaducci

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 28 março 2019 | 09:15

Bom Dia !!

Então Kátia, no caso, baixou a nova versão da RAIS 2018 - GDRAIS Genérico 1976-2017 ?? atualizada em fevereiro 2019, após acessar o sistema, opção "Declaração", "Gravar Retificação", preencher a declaração correta, com as devidas alterações, no meu caso por exemplo, foi a data de nascimento e a cor do trabalhador,  atentar para informar o numero CREA - CONTROLE DE RECEPÇÃO DE ARQUIVO no campo do envio anterior e pronto!! Basta enviar com o certificado do escritório e aguardar o prazo de 5 dias úteis para a nova emissão.
Espero ter ajudado !!!    

Alexandre K B

Fabiana Cinara

Fabiana Cinara

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 5 junho 2019 | 13:13

Boa tarde, fiz rais retificadora referente ao ano de 2017 agora em fevereiro 2019, sendo que o recibo que baixei não saiu como retificadora e não consigo obter a declaração, pois no GDRAIS GENÉRICO 2017 foi enviada como retificadora, já aconteceu com algum de vocês? 
Pois estou com receio do empregados não receberem. 

Fabiana Cinara
Auxiliar de Depto. Pessoal
Nordeste Contabilidade - Maceió/AL
RICARDO ROMERA

Ricardo Romera

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 5 junho 2019 | 14:28

Boa tarde, Fabiana. Nunca tive problema com RAIS, mas tentarei te ajudar.

Não entendi muito bem a sua dúvida: você entregou a retificadora de 2017, conseguiu o recibo, só que ele não saiu identificado como retificador e; não conseguiu imprimir ou consultar a declaração transmitida?

A GDRAIS genérica é feita pelo programa. O recibo é emitido no próprio programa, após a transmissão. A declaração também é impressa no programa da RAIS.

Então, ou a declaração não foi transmitida e você está pegando o recibo da original, ou há algum problema técnico no programa ou no site do MTE. Tente revisar todo o processo. Se necessário, desinstale e instale novamente o programa da RAIS, mas antes faça um backup dos arquivos.

Se nada disso solucionar o seu problema, vá até o Ministério do Trabalho, com procuração e os documentos da empresa. Lá , alguém irá te atender, e dizer se a retificadora foi processada ou não. Não sei se eles irão imprimir ou te fornecer, mas no sistema deles deve aparecer o processamento das declarações.



Fabiana Cinara

Fabiana Cinara

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 5 junho 2019 | 15:26

Ricardo, boa tarde!
O protocolo e declaração salvei do próprio programa GDRAIS GENÉRICO 2017 , e o recibo no site da RAIS sendo que é com outro CREA e os empregados retificados foram 14 e sai com a data que foi feito o envio 26-02-2019, tem alguma maneira de saber se essas informações foram geradas ? Que a RAIS ano base 2018 já consta o envio, e dessa retificadora 2017 não consigo verificar ao consultar o trabalhador. 

Fabiana Cinara
Auxiliar de Depto. Pessoal
Nordeste Contabilidade - Maceió/AL
RICARDO ROMERA

Ricardo Romera

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 5 junho 2019 | 15:54

Fabiana, você pode ir até o Ministério do Trabalho, na sua região, para verificar se essas informações foram processadas corretamente.

Fabiana Cinara

Fabiana Cinara

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 5 junho 2019 | 16:00

Ricardo Romera, vou fazer isso então. 
As informações foram processadas e espero resolver para que ninguém seja prejudicado. 
Obrigada pela ajuda.  Ricardo Romera

Fabiana Cinara
Auxiliar de Depto. Pessoal
Nordeste Contabilidade - Maceió/AL

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.