Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 14.295

Apropriação de despesa com aluguel de imóvel

HEITOR MARTINS

Heitor Martins

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2018 | 11:44

Boa tarde a todos!

Prezados, preciso de uma ajuda com uma questão.

Tem um cliente que vai alugar um imóvel comercial para suas atividades, ele irá mudar para o novo prédio dia 01/10/2018. No contrato diz que o aluguel deve ser pago no último dia útil do mês, ou seja, dia 31/10/2018.

Minha dúvida é a seguinte, posso lançar tal aluguel em despesas antecipadas? Se sim, qual o período que posso apropriar?

Muito obrigado!

Anderson

Anderson

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2018 | 14:18

Você está pagando dentro do próprio mês, pode lançar como despesa, mas pode fazer o lançamento de provisão para despesas antecipadas no inicio do mês.

carlos eduardo

Carlos Eduardo

Bronze DIVISÃO 2
há 5 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2018 | 19:51

Heitor, sua explicação foi meio vaga tem 3 cenários que pode se enquadrar
1) O cliente pagou o aluguel antecipado,
Neste caso Debita Caixa/Banco (Ativo) contra Passivo, depende do plano de contas da empresa e da flexibilidade de criar novas categorias, pode ser aluguel antecipados, antecipação de cliente, etc.
Todo ultimo dia do mês você faz um credito na conta do Passivo contra o Resultado.
A conta do passivo tem que respeitar o principio de liquidez, no caso se for mais de 12 meses, colocar o restante no não circulante, em uma conta de "alugueis antecipados" ou algo do tipo, depende do plano de contas.
No fim irei falar do resultado.
2) Apropriação mensal do aluguel, partindo do ponto que esta seja uma pergunta simples, a apropriação da receita em regra geral se da quando a responsabilidade e passada ao cliente, isto quer dizer, quando completar o período do aluguel, mensal, a receita e no ultimo dia do mês no sei caso, ou no ultimo dia locado, em caso de uma quebra de contrato brusca.
3) Você nunca contabiliza um contrato, independe-te de qual seja e da sua certeza sobre ele.

A conta de resultado depende da natureza do sua empresa, se e CNPJ e sua razão social e locação, então você contabiliza como Resultado Operacional, se não, Resultado não operacional.
Se você for pessoa física e outra historia a apropriação desta receita.
Não sei qual e seu poder na empresa, porem procure sempre seguir um plano de contas padrão
Tem outros por menores porem não vale a pena ser citado no momento.

HEITOR MARTINS

Heitor Martins

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2018 | 21:58

[code]Carlos Eduardo, muito obrigado pela atenção, desculpe se não fui muito claro na pergunta. No meu caso é uma despesa mesmo ref. a aluguel de imóvel de um terceiro, de PJ para PJ. Seria correto lançar em despesas antecipadas e apropriar mês a mês?

carlos eduardo

Carlos Eduardo

Bronze DIVISÃO 2
há 5 anos Sábado | 8 setembro 2018 | 14:06

Heitor desculpa a demora para responder, fechamento.

Para os alugueis e o seguinte:

Se teve deposito de caução, deve ser registrado devidamente, no passivo.
No dia 31/10 ele vai pagar o aluguel, neste pagamento você vai ter que verificar, ele esta pagando o mês 11 ou esta pagando o mês 10 .
Minha experiencia diz que pagamentos no ultimo dia do mês são referente ao mês.
Não meche no caução.

Ja se o cliente pagou antecipado o aluguel você contabiliza reconhece da seguinte forma:
PC -C - Antecipação de Aluguel
PNC - C- Antecipação de Aluguel (Longo Prazo)

A cada mês que se passar você deve baixar o aluguel do mês, e descer um do longo prazo:
PC - C - Antecipação de Aluguel
PNC - D - Antecipação de Aluguel (Longo Prazo)

E deve ser reconhecido no resultado do mês:
PC - D - Antecipação de Aluguel
Resultado - C- Receita com Alugueis

Se ficou alguma duvida só perguntar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.