x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 2.971

Possível inconsistência nos rendimentos de pensão alimentícia

Rodrigo

Rodrigo

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a) Computação
há 5 anos Terça-Feira | 28 agosto 2018 | 23:54

Olá a todos.
Preciso de uma ajuda dos senhores.
Cai na malha fina com a seguinte justificativa:

Possível inconsistência nos rendimentos de pensão alimentícia

Segundo o ECAC :

O que aconteceu?

O valor dos rendimentos tributáveis recebidos a título de pensão alimentícia pelo titular ou por seus dependentes que consta em sua declaração é menor que o informado por terceiros.


Só tenho uma dependente que é minha esposa. Não pago pensão alimentícia nem ela recebe.
Entendi menos ainda a parte "em sua declaração é menor que o informado por terceiros".
Que terceiros?

Ainda no ECAC:
Constam os seguintes valores recebidos pelo contribuinte ou por seus dependentes a título de pensão alimentícia:
Responsável pelo pagamento da Pensão Alimentícia / CPF do Beneficiário / Rendimentos Tributáveis - R$

Total de Rendimentos Tributáveis informados 0,00

Valores em sua declaração:
Não foram declarados outros rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física.

O que verificar?
Verifique se todos os rendimentos recebidos de pessoas físicas pelo titular ou dependentes provenientes de pensão alimentícia foram declarados corretamente na coluna Outros;
Se existirem dependentes declarados, verifique se esses apresentaram declaração em separado. O contribuinte que tenha apresentado declaração como titular não pode constar como dependente de outro contribuinte.


Sobre a parte "o que verificar":
Como disse, não pago pensão alimentícia nem declarei que pagava.
Minha esposa (única dependente) não declara imposto de renda pois não possui renda própria.

Alguma dica do que fazer? Realmente não entendi a situação.

Desde já agradeco.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.