x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 8.889

Lógica de cálculo do Balancete

Renato dos Santos Reis

Renato dos Santos Reis

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 5 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2018 | 17:05

Olá. Sou analista de sistema e há cerca de 6 ou 7 anos atrás criei um sistema de contabilidade para cooperativa de crédito, mas que nunca foi utilizado e muito menos avaliado pelos contadores que passaram por esta cooperativa.
Atualmente temos uma contadora que iniciou testes no sistema. Verificamos que os saldos apresentados no Balancete estavam incorretos.
Minha função é transferir para o programa que gera o balancete, a lógica de cálculo dos saldos e somatórios das contas.

Dias atrás ela me passou dicas:
Contas devedoras: Somar saldo inicial + Total Devedor - Total Credor =Saldo Final.
Contas Credoras: Somar saldo inicial + Total Credor - Total Devedor =Saldo Final.
Além disso, verifiquei ontem que há um detalhe referente às contas de compensação, mas não entendi bem.
Só teremos uma reunião na próxima semana, para tentarmos resolver esta questão, mas gostaria de tentar resolver o quanto antes.

Existe alguma literatura ou manual que de forma ágil possa me ajudar, ou algum profissional, se possível, que possa ou tenha essa lógica para me passar?
Obrigado a todos.

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2018 | 12:23

Renato

para facilitar a sua vida, coloque apenas o seguinte

saldo inicial - lctos devedores + lctos credores = saldo final

coloque em seu sistema que para as contas do grupo 01 ( ativo ) no Balancete e Balanço que o saldo inicial e saldo final
apareçam com a multiplicação por -1 , alterando de positivo para negativo e vice versa

os demais grupos . 2 passivo , 3 ( dre ) ou outros que aparece com o valor real


Márlus


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.