x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 434

Retenção IRPF aluguel

MARCUS

Marcus

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2018 | 20:03

Boa noite !

Estou com uma duvida , um cliente meu pessoa jurídica paga um valor de $10,500,00 para duas pessoas fisicas, tanto o antigo contador quanto a administradora calcula uma unica darf para o meu cliente pagar , mais declarava no imposto de renda o valor dividido da guia !

Minha duvida é , não seria o correto dividir o aluguel em dois no valor de $ 5,250,00 e fazer uma darf para cada um , porem meu cliente se beneficiaria de duas parcelas a deduzir uma em cada darf .

ex :ele paga atualmente 10.500,00 . 27,5 %=2.887,50-869,36(parcela a deduzir)=2.018,14

nos meu cálculos pagaria duas darfs separadas de

5.250,00 . 27,5% =1.443,75-869,36 (parcela a deduzir )=574,39

5.250,00 . 27,5% =1.443,75-869,36 (parcela a deduzir )=574,39

no total : 1.148,78 economizando assim : 869,36
estaria correto ?
Caso esteja correto !
Ele foi cobrado indevidamente nos anos anteriores ?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2018 | 08:31

As duas formas que voce exemplificou , estao corretas, evidentemente que no final do ano ao se fazer as declaraçoes de ajuste dos proprietarios do imovel e que ha de se avaliar a conveniencia ou nao de se separar, , porem e bom dar uma olhada no contrato, pois pode ter algo a respeito, antes de emitir sua opiniao ao seu cliente, ao fazer o seu relatorio, apos as duas providencias indicadas, ou seja se e vantajoso no conjunto de contas, entendeu?, ou so no recolhimento mensal? Cuidado valorize sempre seu trabalho, mas com esses cuidados, para nao se queimar, logo no inicio querendo ser mais competente e/ou capacitado que o colega anterior, mas isso e uma grande oportunidade de se valorizar, porem com os cuidados recomendado, e atençao faça seu relatorio por escrito e mais correto e fica mais impressionado o cliente.
Boa sorte.


Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
RENATA BDM

Renata Bdm

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2018 | 08:42

Eu faço o valor dividido conforme a % que cada proprietário tem e faço um único darf , e não calcular pelo total pago já que não é para 1 pessoa só. O que vai dividir a parte de cada um é na Dirf.

MARCUS

Marcus

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2018 | 19:57

SR Ribeiro muito obrigado , o que esqueci de mencionar foi que o antigo contador faleceu , e um dos propietarios esta reclamando que caiu na malha fina e cobrando da empresa , porem a empresa sempre pagou o que a administradora e o contador mandaram , porem pelo que vi ela pagava valores maiores por exemplo : em 2014 quando o aluguel era $7800,00 ela pagava entre 1600 a 1800 pois os valores mudavam as vezes , pelo pouco que vi aqui , ela pagou uns 10.000 mil a mais no ano !

minha duvida era como tem dois propietarios distintos e esta no contrato de aluguel que cada um ganha 50% eu poderia gerar dois boletos para ele se beneficiar de duas deduções e não uma come eles faziam gerando uma darf só ?

muitíssimo obrigado !

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.