x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 517

Plano Operacional e Financeiro de uma Empresa

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 5 anos Domingo | 2 setembro 2018 | 17:08

Boa tarde,

Sou do curso de Administração e estou elaborando o TCC que é um Plano de Negócios.
Já passei pelas demais etapas que não envolve finanças e agora cheguei nos planos operacional e financeiro.

Na apresentação da empresa constam os dados abaixo:

- Insight Soluções Empresariais Ltda - ME
- Microempresa de Serviços de Consultoria
- CNAE: 7020-4/00 e 8599-6/04
- Optante pelo Simples Nacional

Entre os colaboradores estão:
- 3 sócios
- 2 consultores
- 1 secretária

Na hora de definir o pró-labore, pesquisei mais sobre o assunto e a indicação é que o valor seja equivalente ao que eu pagaria para uma pessoa nessa função, a função de consultor. Como têm 2 outros consultores na equipe, posso me basear no salário deles. Contudo, tenho os dados abaixo e não sei como organizar, de fato, para dar continuidade ao planejamento:

Consultor
- Salário: R$ 1.500,00
- Transporte: R$ 185,00 (7,40 p/ dia)
- Alimentação: R$ 375,00 (15,00 p/ dia)
SUBTOTAL: R$ 2.060,00
- Encargos: R$ 703,33
CUSTO TOTAL: R$ 2.763,33

Obs. Utilizei uma calculadora de custo de funcionário online para calcular os encargos e subtraí o valor final do subtotal.

Sócio
- Pró-labore: R$ 2.800,00
- INSS (11%): R$ 308,00
TOTAL: R$ 3.108,00

A minha dúvida principal é se o cálculo do pró-labore está correto, pois adicionei o INSS após estipular um valor fixo equivalente ao que encontrei no custo total do consultor, pois os sócios exercerão a mesma função/atividade.

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 4 setembro 2018 | 16:33

Andrea Boa tarde,

Como a empresa é optante do simples nacional o INSS incidente sobre o Pró-Labore não é um custo para a empresa, pois esse valor será descontado do Pró-Labore e repassado para a Previdência Social:

Nesse cálculo ficou faltando o IRRF, sobre esse Pró-Labore haverá incidência de IR.

- Pró-labore: R$ 2.800,00
(-) INSS (11%): (R$ 308,00)
(-) IRRF: (R$ 44,10)
Valor Líquido: R$ 2.447,90

Se você observar haverá o pagamento líquido do Pró-Labore aos sócios R$ 2.447,90 + R$ 308,00 repassados aos INSS + R$ 44,10 repassados a Receita Federal, ou seja, o desembolso total é de R$ 2.800,00.



atte,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.