x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 11.597

Empréstimos Concedidos

Guilherme Henrique Moreira Bissolli

Guilherme Henrique Moreira Bissolli

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 7 setembro 2018 | 01:37

Olá!

Esta é a minha primeira participação aqui o Fórum e não sei exatamente se selecionei a sala adequada, pois apesar da minha dúvida ser de natureza acadêmica, preciso de ajuda com a contabilização da mesma. Sou estudante de Contábeis e estou aprendendo sobre Instrumentos Financeiros, onde me deparei com uma dúvida sobre os empréstimos concedidos.

Em minha apostila diz que a contabilização deve ser:

Empréstimo Concedido
a Juros ativos a transcorrer
a Banco

Por gentileza poderiam me ajudar a identificar a que grupo a conta Juros ativos a transcorrer pertence?

Desde já agradeço a atenção.

carlos eduardo

Carlos Eduardo

Bronze DIVISÃO 2
há 5 anos Sábado | 8 setembro 2018 | 11:46

O juros decorrente de empréstimo vai para resultado, para ser mais preciso vai para o grupo das despesas financeiras IOF

Exemplo:
Empréstimo de R$ 100,00

D - Caixa: R$ 95,00 (AC)
D - IOF/Juros bancários: R$ 5,00 (Resultado)
C - Empréstimos: R$ 100,00 (PC)

Tem dois cenários que tem que ficar atento:
Se o juros for decorrente de empréstimo pela conta corrente ter ficado com saldo negativo (comumente se diz Cheque Especial, apesar de não se usar mais Cheque) precisa somente debitar o IOF(Impostos sobre Operação Financeira)/Juros Bancários
Se o Empréstimo passar de 12 meses do exercício tem que fazer o rateio de forma que as 12 aproprie 12 parcelas no exercício do Fechamento, no PC e o restante no PNC

Se sobrou qualquer duvida perguntar.

AC - Ativo Circulante
ANC - Ativo Não Circulante
PC - Passivo Circulante
PNC - Passivo Não Circulante

Guilherme Henrique Moreira Bissolli

Guilherme Henrique Moreira Bissolli

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Sábado | 8 setembro 2018 | 15:01

Olá Carlos, agradeço a atenção dispensada.

O seu exemplo é bem elucidativo, mas no caso a minha dúvida está no Empréstimos Concedidos, ou seja, a empresa que irá emprestar o dinheiro, pois o crédito é no banco. Nesse caso a minha dúvida está na conta "Juros ativos a transcorrer", não sei onde ela está classificada no plano de contas.

Obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.