x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 743

Registro de funcionário sem consentimento da empresa

Guilherme

Guilherme

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 5 anos Terça-Feira | 11 setembro 2018 | 10:39

Olá amigos, bom dia

Tenho uma MEI porém não tenho funcionários. Por este motivo, não possuo contador, pois o processo de declaração é relativamente simples e não há nada além disso que necessite uma consultoria mais especializada.

Tenho uma pessoa que faz serviços esporádicos para mim (2 ou 3 vezes no mês) e eu o pago diretamente pelo trabalho pontual. Recentemente em contato com um contador, buscando informações gerais, ele me informou que esta pessoa, juntamente com o contador dele, registrou-se como funcionário de minha empresa. Em suma, o contador dele tinha lançado nos sistemas do governo esta informação de registro e por este motivo, atualmente eu devo mais ou menos 3 anos de impostos , entre previdência, FGTS, etc.

Em contato com meu contador, ele me informou que o ideal é que eu pague tudo o que é devido para regularizar minha situação.

OK, mas a pergunta que fica no ar é: como assim este cara se registrou como meu funcionário se em nenhum momento eu assinei nenhum documento ou sequer ele fez exame admissional por exemplo?

Meu contador me disse que isso é perfeitamente possível, mas ainda estou com esta pulga atrás da orelha pois se isto for possível, esta legislação trabalhista está bem furada viu... E eu posso me prejudicar novamente no futuro.

Grato pela ajuda!

Guilherme

Guilherme

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 5 anos Terça-Feira | 11 setembro 2018 | 12:11

Olá Edmar, obrigado pela resposta.

A questão do prejuízo sem dúvida irei resolver.

Mas gostaria de entender sobre a situação, se há cabimento no que houve e se realmente a legislação tem este furo. Principalmente por que preciso me resguardar para que não aconteça novamente.

Obrigado

Guilherme

Guilherme

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 5 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2018 | 08:28

Olá Márlus, obrigado pela resposta.

Agradeco sua resposta mas ainda não está claro pra mim se há cabimento no que houve e se realmente a legislação tem este furo. Principalmente por que preciso me resguardar para que não aconteça novamente.

Obrigado

Thaina Almeida Proença

Thaina Almeida Proença

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2018 | 10:07

Guilherme, bom dia!

É possível sim esta pessoa se registrar sem o seu consentimento.
Uma vez que ela tenha acesso aos seus documentos e saiba fazer o processo, consegue se registrar, enviar as declarações normalmente.
Não é necessário que tenha a sua assinatura na carteira de trabalho ou em outros documentos, como seu contador ele pode assinar por você. Porém, para te representar seria necessário uma procuração para isso.

Mas em geral, é possível sim que ele faça isso.

Atenciosamente,

Thainá Almeida Proença
Skype: thaina.proenca
E-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.