x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 5.009

Contabilização de NF com despesa acessória

SABRINA MENDONÇA DA FONSECA

Sabrina Mendonça da Fonseca

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2018 | 11:10

Bom dia Colegas,

Já vi alguns posts sobre o assunto, mas nenhum deles respondeu claramente à minha dúvida.

Meu cliente efetuou uma compra de material para uso e consumo e na NF há desconto e outras despesas acessórias.

A contabilização está sendo feita automaticamente pelo sistema da seguinte maneira:

D - Material para uso e consumo - 11.566,50
D - Despesas Gerais - 4,20
C- Fornecedores - 11.569,30
C - Descontos Obtidos - 1,40

Gostaria de saber se está correto, pois estou em dúvida se esta despesa deveria mesmo integrar o valor que está sendo debitado na conta de material para uso e consumo ou não.

Uma outra dúvida é com relação a esta conta Despesas Gerais para onde as 'outras despesas acessórias' estão indo. Onde ela deve constar no meu plano de contas? No grupo das despesas administrativas, financeiras, operacionais?

Muito Obrigada,
Sabrina

Antonio Vereza

Antonio Vereza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2018 | 16:57

Sabrina, boa tarde.

Sobre os itens da nota:

Desconto - Por de tratar de um desconto incondicional, este valor é considerado um redutor do custo de aquisição, não configurando receita.

Despesas acessórias - Compõem o custo de aquisição.

Sobre o lançamento:

D - Material para uso e consumo - 11.569,30
C - Fornecedores - 11.569,30

Abraço,
Antonio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.