x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 556

Urgente - Fechamento de Empresa Individual(ME)

Anderson

Anderson

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2018 | 17:19


Boa tarde!

Prezados,

Gostaria de uma ajuda de vocês =)

Tenho uma amiga que gostaria de fechar sua empresa Individual criada em 20086 na cidade de Santos. Porem, o seu CNPJ é de empresario individual (ME) e esta com algumas pendencias na prefeitura de santos quanto a taxa de licença.

Gostaria de saber de vcs como proceder neste caso.
Até porque, ela esta em outro estado agora e eu teria que resolver isso para ela.

Nao sei se seria interessante checar outras certidões.

Alguem por favor poderia me orientar?


Muito Obrigado

DIEGO LINDO ROSA

Diego Lindo Rosa

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2018 | 18:35

Boa noite!

Caro Anderson,

Para pedir a baixa na receita federal do brasil a somente necessidade de estar em dias com os débtos estaduais. Sendo assim se ela não tiver esse tipo de débto pode dar entrada na baixa e regularizar os débtos com o municipio e com a união depois que der a baixar. Lembrando que os débtos seram cobrados no cpf do sócio quando a empresa deixar de existir.

Diego L. Rosa
Dpto Fiscal / Controladoria
11 98156-3104
Anderson

Anderson

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2018 | 22:06

Grato Diego!

Ela tem pendencias sim - Com certeza!

Por esta razão que preciso de um passo a passo para saber como checar todos e, tbm, o passo a passo de como finalizar na RFB e mais Junta Comercial etc.

Obrigado,

DIEGO LINDO ROSA

Diego Lindo Rosa

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2018 | 01:02

Boa noite !

Anderson,

Para consultar os débitos pode acessar o no site da receita federal o e-cac criar a chave de acesso quando acessar pode ir em consulta situação fiscal complementares:

chave e-cac www.receita.fazenda.gov.br

Para prefeitura deverá entrar em contato ou verificar no site da sua prefeitura o meio de acessar ou solicitar as informações de pendências.

Para consultar os débitos no estado SEFAZ - www10.fazenda.sp.gov.br

Atenciosamente,

Diego L. Rosa
Dpto Fiscal / Controladoria
11 98156-3104
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2018 | 08:44

Anderson
Estim@dos!

Boa tarde!
Prezados,
Gostaria de uma ajuda de vocês =)
Tenho uma amiga que gostaria de fechar sua empresa Individual criada em 20086 na cidade de Santos. Porem, o seu CNPJ é de empresario individual (ME) e esta com algumas pendencias na prefeitura de santos quanto a taxa de licença.
Gostaria de saber de vcs como proceder neste caso.
Até porque, ela esta em outro estado agora e eu teria que resolver isso para ela.
Nao sei se seria interessante checar outras certidões.
Alguem por favor poderia me orientar?
Muito Obrigado

Vamos lá!

1º a baixa da empresa nas 03 esferas: JUCESP / RFB e SINTEGRA (se esta tiver IE), se dará de forma natural a partir da data de homologação pela junta comercial que desde algum tempo ja faz esse processo.

Havendo débitos tributários no âmbito da RFB os mesmos serão atribuídos ao CPF do responsável até a dissolução do CNPJ, no tocante as administrações municipais (PRefeituras) a baixa do CCM - inscição municipal, somente poderá ser baixada quando todos os debitos estiverem satisfeitos, ou seja, quitados.

DESDOBRAMENTOS:

1 - FAÇA o cancelamento do NIRE em cadastro WEB jucesp (vai precisar de um certificado digital) , recolha as taxas e prepare os formulários para impressão;
2 - faça a coleta web, pedindo o evento 517 <- pedido de baixa;
3 - colha as assinaturas da empresária e promova o protocolo de documentos na junta comercial de sua jurisdição.

Boa sorte!

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.