x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 410

Diferença de ICMS

Edjane Aparecida da Silva

Edjane Aparecida da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2018 | 13:53

Boa tarde
Recebemos aqui na empresa uma notificação cobrando diferença de ICMS pago , a empresa é do Simples nacional, coincidentemente os valores que estão cobrando são os mesmos que a empresa recolheu de ST ( Obs. ST recolhida para MG , RS , RJ). Eu perguntei pro contador se por acaso ele usou os valores pagos de ST para " abater" no simples, ele disse que não.
Eu nucna vi a sefaz de SP cobrar ICMS-ST de outros Estados, o contador esta batendo o pé que é isto, e eu batendo o pé que não, alguém pode me dar uma sugestão de como saber do que se trata esta diferença. Por acaso no Ecac eu consigo consultar algo.


Obs.: Nós não recolhemos ST dentro do Estado de SP

Grata,

Edjane

LUCIANA DE OLIVEIRA MONSORES

Luciana de Oliveira Monsores

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2018 | 15:03

No ecac você só consegue ver a parte federal, seus clientes de outros estados são consumidores finais sem inscrição estadual? O que pode estar acontecendo é que estão saindo os cálculos do diferencial do destinatário nas notas de venda conforme a EC 87/15 e vocês estão pagando somente a parte do destino e não pagando a parte de SP na partilha, porém se isso está acontecendo está errado, pois o simples nacional não tem pagar o diferencial do destinatário.
Outra coisa que pode estar acontecendo é seu contador estar fazendo alguma declaração para o Estado de SP e nela informando a ST paga como interna ao invés de informar como interestadual.
O que te passei são apenas hipóteses, pois fica difícil responder sem mais dados.

Mas porque você não entra em contato com a SEFAZ que te enviou a notificação e pede para te explicar?

Edjane Aparecida da Silva

Edjane Aparecida da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2018 | 15:44

Obrigada Luciana,
Acredito que o contador sabe o que esta errado e esta ganhando tempo para efetuar o pagamento. Porque na notificação esta cobrando diferença de ICMS e não ICMS-ST.
O que o contador fez foi ir até a Sefaz alegando que já efetuou o pagamento e levou as guias de ST que recolhemos.
Minha dúvida maior é a Sefaz de SP não cobraria ICMS-ST de outros Estados , não é?

LUCIANA DE OLIVEIRA MONSORES

Luciana de Oliveira Monsores

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2018 | 14:55

Ela não cobraria ST de outros Estados, a não ser que em alguma declaração ele informe de forma incorreta que a ST é interna, porque isso já aconteceu com um cliente daqui que faz as próprias declarações (só que nesse caso foi uma declaração do RJ), a pessoa informou que a ST era interna, quando na verdade era interestadual e então o fisco cobrou, porque não achou a guia paga para o RJ nos valores que estavam na declaração.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.