x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 2.182

Gia RS , erro na transmissão

FILIPE OLIVEIRA SIMÕES

Filipe Oliveira Simões

Bronze DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2018 | 14:50

Boa Tarde,

Estou tentando transmitir uma gia, eu exporto ela assinada do efd icms/ipi e importo na gia nove mas aparece a mensagem

A EFD ICMS/IPI utilizada para a geração da GIA não está assinada. Durante os testes iniciais pode ser utilizada EFD sem assinatura, contudo, uma vez identificados e sanados todos os erros do processo de importação, deve ser utilizada, para a importação final, um arquivo EFD assinado. A partir da GIA da competência 08/2018 (entrega 09/2018), esta mensagem passa a condição de erro (074), impendido a obtenção da GIA.

Alguém pode me ajudar o que devo fazer?

Estefania Fetter

Estefania Fetter

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2018 | 08:28

Bom dia!

Resposta do Sefaz:

"-A importação da GIA através da EFD deverá ser realizada selecionando-se o arquivo gerado para a transmissão da EFD.

Não utilizar arquivo .txt gerado por exportação, pois, tratando-se de um novo arquivo, não possuirá assinatura."

Sendo assim, não deve-se exporta o arquivo enviado, pois no momento que exporta ele perde a assinatura.
O correto é importar na GIA exatamente o valor que foi enviado no SPED. O sistema da GIA faz a validação da assinatura digital.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.