x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.524

Contabilização impostos MEI em Simples nacional ME

Mônica Franco

Mônica Franco

Prata DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 5 anos Sábado | 15 setembro 2018 | 12:25

Olá pessoal!

Temos um cliente que era MEI há 2 anos atrás. Porém, hoje ele é Simples Nacional - ME.

No mês passado ele efetuou pagamento de algumas guias MEI atrasadas, referente ao período de quando era MEI, e uma multa por atraso na entrega da declaração anual.

Eu posso escriturar normalmente na empresa como está hoje? Visto que o valor saiu do caixa da empesa. Fiquem em dúvida pois complicaria em relação aos saldos.

Caso seja positivo, em qual conta poderia fazer este lançamento e como poderia fazê-lo?

Agradeço a todos, desde já.

"O conformismo é carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento"
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2018 | 10:33

Mônica Franco,

Sim, como se trata atualmente de uma despesa anterior ao regime, pode ser contabilizado diretamente em Despesas Tributárias Federais, e a multa do mesmo segmento porém com a adequação do seu plano de contas.

As contabilizações desses fatos contábeis, por serem anteriores ao novo regime pode ser interpretado similarmente a despesas que são pagas antes da constituição da empresa, ou seja, despesas pré-operacionais.


--

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.