x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 261

Contabilidade Empresa Individual

Carla Monteiro Borba

Carla Monteiro Borba

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 5 anos Segunda-Feira | 17 setembro 2018 | 16:40

Caros Colegas, boa tarde!

Estou transformando uma empresa LTDA em Individual. Na atual empresa LTDA existe um saldo de R$ 45.000,00 na conta de empréstimo recebido da sócia que vai ficar com a empresa. Agora a empresa deve a sócia, porém quando a empresa for unicamente desta sócia, essa conta vai continuar existindo? Isso dar algum tipo de problema? A empresa não tem como pagar a sócia. Esta conta tem que zerar antes da transformação, ou pode deixar assim mesmo uma vez que a sócia e a empresa serão uma só pessoa.

Desde já agradeço a atenção.

Carla

Cleiton Dada dos Santos

Cleiton Dada dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 19 setembro 2018 | 15:29

Boa tarde.
Inicialmente, lembre-se do princípio da entidade, ainda que empresa individual, a empresa e a empresária não são a mesma pessoa, cada uma tem sua personalidade jurídica.
Quanto ao saldo, pode sim continuar informado, mas se não vai mais ser pago, pode ser baixado, extinta a obrigação, mas neste caso deve ser observada a forma de tributação, para saber se tal baixa vai impactar nos impostos sobre o lucro ou não.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2018 | 10:28

Carla Monteiro,

Essa conta vai permanecer até o momento da quitação desta obrigação, independente se houver ou não alteração de sócios. A diferença que se fosse de um sócio que saiu da sociedade o valor desta conta iria ser transferido da conta empréstimo a pagar - sócios, para a conta empréstimo com terceiros..

Válido lembrar que a "baixa" tem que ter uma justificativa, e a mesma deve ser informada nas notas explicativas.

--

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.