x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 269

Encerramento de Empresa

Newton Boechat Junior

Newton Boechat Junior

Iniciante DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 19 setembro 2018 | 13:21

Sou sócio quotista de empresa, na qual se encontra inativa (sem exercer atividade remunerada) desde 2010.
Todavia, em decorrência de processo Judicial movido por um dos sócios (excluindo-se da Sociedade), perdemos o contato entre os demais (restaram 3 Sócios). O que impossibilitou o encerramento formal da empresa.
Todavia, verifiquei a existência de execução Fiscal Municipal contra a empresa datada de 2018.

Assim, gostaria de saber como informar o Fisco da inatividade da empresa, afastando novas Execuções Fiscais?
E ciente da falta de interesse do Sócio adm. em encerrar a empresa, mesmo ela estando inativa, como encerra-la formalmente?

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 19 setembro 2018 | 15:27

Newton boa tarde.
A execução fiscal, decorre de um crédito tributário existente, portanto, é fato gerado quando havia movimentação.
por ser municipal, provavelmente é ALVARÁ- este mesmo inativo, continua cobrando anualmente. Precisa ir na prefeitura e pedir a suspensão temporária do ALVARA. isso tem que ser feito todo ano, pois eles só suspende por 1 ano. No inicio de cada ano, precisa enviar a DCTF de inativo. isso afasta a cobrança de multa por ausencia de declarações. a DCTF também é enviada anualmente. Mesmo sem movimento, essa pequena obrigação acessória gera problema (multa) precisa ver também como estava a SEFIP. se tinha movimento e ao encerrar a atividade se foi comunicado. Mas tudo isso é coisa para seu contador.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
MARIANA MULLER WILLE

Mariana Muller Wille

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2018 | 17:49

Dei entrada na baixa de uma empresa (padaria) pelo empresa facil da Junta do Parana... o distrato na junta foi autenticado e a baixa do CNPJ também esta OK pela Receita Federal...porem apareceu em analise para Instituto ambiental do Parana...a cliente não sabe se tinha algum alvara pois nao tem mais contato com o contador. ..a empresa estava inativa e ela procurou outra contadora (eu) só para regularizar as pendências e dar baixa na empresa. Ligo no IAP mas ninguem atende.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.