x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 319

Registro de inatividade e baixa de micro empresa

ELISSARA MAZZOCHI VIEIRA

Elissara Mazzochi Vieira

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 5 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2018 | 11:42

Olá,

Preciso de um auxílio para baixa de uma micro empresa. Desde que foi aberta a empresa em 2014 não foram declarados os DFIS.
Em 2016 a empresa encerrou as atividades, porém não efetuou nenhuma baixa. Uma das sócias trabalhava em um escritório de advocacia e foi demitida. Agora esta tentando fazer o recebimento do seguro desemprego, porém precisa comprovar a baixa da micro empresa ou apresentar o comprovante de inatividade (DFIS). Como se deve proceder neste caso?? E como podemos realizar a baixa da empresa para que este problema não volte a ocorrer? Existe a possibilidade de fazer as declarações atrasadas?

Aguardo, obrigada!

Thaina Almeida Proença

Thaina Almeida Proença

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2018 | 17:18

Elissara Mazzochi Vieir, boa tarde!

É possível fazer as declarações em aberto.
Você deve entrar no site do Simples Nacional ou da Receita Federal com o login e senha ou certificado digital, e entregar as DEFIS que estão em aberto, lá tem a opção de colocar se a empresa esteve inativa durante este tempo todo.

Para fazer a baixa faça uma pesquisa primeiro em todos os órgãos para verificar as declarações e valores em aberto. Após isso faça a baixa na Receita Federal atraves do DBE, depois Junta Comercial, recolhe as taxas e assinaturas e dê entrada, após deferido o processo leve na prefeitura para encerramento (aqui em SP é este processo, verifique em RS).

Atenciosamente,

Thainá Almeida Proença
Skype: thaina.proenca
E-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.