x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 2.802

Mai

Mai

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Administrativo Financeiro
há 5 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2018 | 09:11


Bom dia Caros Colegas,

Poderiam me ajudar , pois estou fazendo uma admissão e não temos na empresa Plano de Cargos e Salários, preciso contratar um Engenheiro Mecânico Junior e não estou conseguindo encaixar o CBO , Alguém poderia me ajudar ?:

Nathália

Nathália

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2018 | 11:32

Mai,

Seguem algumas etapas importantes para o processo de montagem do plano de cargos e salários:

Etapa 1. Reunir os gestores da empresa para consolidar quais cargos existem (ou devem existir, caso haja necessidade de contratação) em cada departamento e qual é o perfil necessário em cada uma delas. Essa tarefa fica mais eficiente tendo como suporte o organograma da empresa.

Etapa 2. Uma vez elencados todos os cargos da organização, você deve estabelecer, para cada um deles, os seguintes pontos:

Faixa salarial: intervalo entre os valores mínimo e máximo que o profissional do cargo pode receber de salário. Esse parâmetro pode ser definido por meio da consulta a sindicatos e benchmarks de empresas do mesmo segmento ao qual a sua pertence.

Responsabilidades: quais as principais atividades que o profissional do cargo deve executar em seu cotidiano. Os gestores de cada cargo terão uma visão clara acerca desse tópico, assim como dos dois abaixo.

Perfil Técnico Necessário: conjunto de habilidades técnicas e de ferramentas (sejam elas online ou offline) que o colaborador deve possuir para exercer a função em sua plenitude. Nesse espaço você deve colocar, por exemplo, se o cargo exige domínio avançado em Excel ou em algum software de gestão.

Perfil Comportamental Necessário: conjunto de traços comportamentais que o colaborador deve manifestar para ocupar o cargo — como capacidade analítica ou perfil de liderança.

Etapa 3. Usar o plano de cargos e salários para comunicar de maneira eficaz aos colaboradores, novos ou antigos, a trilha a ser percorrida para que ele consiga se desenvolver dentro da empresa e galgar cargos mais elevados. Assim, ele tem um guia prático de o que fazer agora e do que fazer futuramente.

Atenciosamente,
Nathália

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.