x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.528

GFIP - simples nacional mês de abertura

Camila

Camila

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2018 | 17:53

Prezados,

Abri uma Sociedade Unipessoal Advocatícia e em seu cartão CNPJ consta a data de abertura 18/09. Ainda tenho que solicitar a inscrição municipal e alvará de funcionamento e realizar a opção pelo Simples Nacional. Eu preciso fazer a GFIP sem movimento do mês 09/2018? Ou posso aguardar a inscrição municipal?

Lembrando que o sócio, mesmo conhecendo seus riscos, optou por não retirar pró-labore e isso consta em seu contrato social.

Eurus Christian Bahniuk

Eurus Christian Bahniuk

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2018 | 18:22

Camila,

Para evitar multas, faça a GFIP declaratória de ausência de movimento de setembro dentro do prazo, informando os dados na presunção de que a opção pelo Simples Nacional será deferida.

Se ocorrer qualquer coisa depois é mais fácil retificar.

Espero tê-la ajudado,

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 5 anos Sábado | 22 setembro 2018 | 11:04

Camila bom dia,

Deve entregar a gefip do mês de abertura com ou sem fator gerador.

Vejamos;

GFIP e SEFIP - Orientações Gerais
A empresa está obrigada à entrega da GFIP ainda que não haja recolhimento para o FGTS, caso em que esta GFIP será declaratória, contendo todas as informações cadastrais e financeiras de interesse da Previdência Social.

Inexistindo recolhimento ao FGTS e informações à Previdência Social, o empregador/contribuinte deve transmitir pelo Conectividade Social um arquivo SEFIPCR.SFP com indicativo de ausência de fato gerador (sem movimento), que é assinalado na tela de abertura do movimento, para o código 115.

O arquivo deve ser transmitido para a primeira competência da ausência de informações, dispensando-se a transmissão para as competências subseqüentes até a ocorrência de fatos determinantes de recolhimento ao FGTS e/ou fato gerador de contribuição previdenciária.

clique aqui

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.