x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 3.069

Folha de salários no PGDAS

Debora Reis Dutra

Debora Reis Dutra

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Sábado | 22 setembro 2018 | 19:37

Boa noite,

Estou com uma dúvida no preenchimento da PGDAS, se alguém puder me ajudar. É a primeira vez que faço e estou meio perdida.
A empresa é de prestação de serviços e se enquadra no anexo V, sujeito ao fator r. Não tem funcionários, apenas pro-labore e iniciou as atividades em agosto.
Quando eu for informar o valor da folha de salários anterior ao PA, o valor que entra no PA é o valor PAGO no mês do PA ou o valor APURADO no PA e pago no mês seguinte?

Exemplo:
Na apuração de setembro que será entregue em outubro, o valor da FS anterior ao PA será o valor do pro-labore pago em setembro ou o valor referente a setembro e pago em outubro?

Bruno Ribeiro Silva

Bruno Ribeiro Silva

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Domingo | 23 setembro 2018 | 11:17

Debora, nem um nem outro, você tem que utilizar para o cálculo o somatório dos últimos 12 meses anteriores ao período de apuração. No caso que você citou, seria assim:

Período de apuração (PA): 09/2018
Folha de pagamento dos últimos 12 meses anteriores ao PA (FS12): 09/2017 a 08/2018
Receita bruta acumulada dos últimos 12 meses anteriores ao PA (RBT12): 09/2017 a 08/2018

Fator r = FS12 / RBT12

Lembrando que, o valor a ser utilizado nos gastos com a folha é o montante de todas as despesas com folha de pagamento, como salários, pró-labore, INSS empresa, FGTS.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.