x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.952

Uso e Consumo ou Revenda?

Rita de Cassia Rodrigues dos Santos

Rita de Cassia Rodrigues dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Fiscal
há 5 anos Terça-Feira | 25 setembro 2018 | 10:02

Bom dia.

Tenho varias empresas do Regime do Simples Nacional que tenho dúvida se alguns produtos são consumo ou revenda, meu contador pede para lançar tudo no uso e consumo mais não sei se está correto, segue alguns produtos: Maionese sachet, açúcar, queijo, file de frango em kg, peças de carro para revenda, divisórias em metro tudo é lançado como uso e consumo está correto? As empresas são do ramo pizzaria, motel, comercio de veículos e Industria e Comercio de paredes.

Desde já Grata.

Rita

Rafael Justino Ferreira

Rafael Justino Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 25 setembro 2018 | 10:18

Rita bom dia,

Se são insumos que entram na produção do produto final você deve lançar como consumo. No caso da pizzaria por exemplo... molhos, recheios diversos, entram para formar o produto final, a pizza. Se há o atendimento no local, entendo que sachês, azeites também entram.
O mesmo se dá na mecânica, onde os ítens e peças são comprado para cumprir o serviço solicitado. Caso o cliente não traga a peça ou acerte somente a mãos de obra, continuamos a entender como "consumo".

Pode seguir essa linha quando for considerar o que entra como consumo ou não.

Att,

Rafael J Ferreira
Auxiliar Contábil - Máxime Empresarial
George Batista

George Batista

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 25 setembro 2018 | 10:27

Bom dia Rita,

Tentarei ajudar, porém não conheço a realidade de cada empresa, ok?

Bom, Para cálculo somente do imposto, o simples nacional utiliza o faturamento, desconsiderando as operações com despesa/custo, e onde foram lançadas.

Porém, dependendo do item a ser comercializado, pode haver haver st, e a empresa poderá ser mais onerada em tributos.

Observamos que para controlar e analisar cada item, seria necessário uma proximidade com cada cliente, e também seus mercados, para isso o responsável pelo escritório deverá investir, tanto em pessoas, quanto em sistema de ERP, deste modo, também onerando seu serviço.

Percebo que sua dúvida, se trata para operações gerenciais sobre os lançamento aplicados, porém o responsável busca a princípio atender o fisco.

Caso as empresas busquem maiores informações, serão cobrados por isso.
Então novamente afirmo, não conheço a realidade de cada empresa, e o nível de complice de cada uma.

Porém, conforme dito pelo sr. Rafael Ferreira, logo acima, podem ser lançados como uso e consumo caso atendam as especificações citadas.

Espero ter ajudado.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.