x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.561

Notas Fiscais referentes a despesas de viagens (caminhoneiro

Elisa Chaves

Elisa Chaves

Iniciante DIVISÃO 5, Auditor(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2018 | 17:11

ALGUEM ME AJUDA, POR FAVOR!
Boa tarde,

A industria que eu trabalho faz entrega das mercadorias através de frota própria.
Quando o motorista sai de viagem, o financeiro faz um adiantamento de viagens pra ele e quando o mesmo retorna e entrega a prestação de contas é feito um estorno no caixa e um novo lançamento é feito (como pagamento a vista) vinculado a despesas.

Fica assim:
Quando faz a antecipação do valor
D. Adiantamento de Viagens
C. Caixa

Quando recebe a prestação de contas
D. Caixa
C. Adiantamento de viagens (com um histórico de estorno!)

Quanto a despesa ocorrida:
D. Despesas com Viagens
C. Caixa

Esses lançamentos já estão sendo ajustados.

O problema agora é que, apos fazer o lançamento dessas despesas, as notas fiscais são enviadas para o setor contábil.
A contabilidade faz um lançamento chamado "entrada notas fiscais sem contas a pagar". (esse lançamento é feito devido a escrituração fiscal)

Esse lançamento movimenta as seguintes contas:
D. Simples Remessa (Ativo Não Circulante)
C. Simples Remessa (Passivo Não Circulante)

As minhas duvidas são quanto a escrituração fiscal dessas NFs.
Quem faz o lançamento da nota não se atenta ao cfop, portanto independente de qual seja, é usado o cfop de simples remessa.
Essas despesas não são dedutíveis?
Como ficaria a contabilização correta nesse caso?

Peço ajuda como desenhar o melhor processo dessas prestações de conta. Os erros são visíveis, mas quanto ao parâmetro legal, eu não tenho conhecimento pois não trabalho na área fiscal e não tenho auxilio do departamento.

Muito obrigada.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 5 anos Domingo | 7 outubro 2018 | 09:16

Bom dia.

As minhas duvidas são quanto a escrituração fiscal dessas NFs.
Quem faz o lançamento da nota não se atenta ao cfop, portanto independente de qual seja, é usado o cfop de simples remessa.
Essas despesas não são dedutíveis?
Como ficaria a contabilização correta nesse caso?


Desconheço esse tipo de operação de Simples Remessa, já que as notas deveriam ser contabilizadas de acordo com o CFOP de cada operação.

Convém indagar à contabilidade fundamentação legal para emissão de tais notas fiscais, que a meu ver, estão sobrando nas operações.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.