x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 768

Folha de pagamento e obrigações.

Vinicius

Vinicius

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2018 | 17:16

Olá.

Trabalho em uma empresa sem fins lucrativos (cnae 9499500), e sou estagiário. Estou no 3º ano de Ciências Contábeis, e faço folha de pagamento (admissão, demissão) e obrigações (sefip, caged e grrf) . Estou conseguindo ir bem com as orientações da empresa que fornece o sistema da folha (Quarta Rh), assim como as orientações do suporte da Caixa Econômica na parte da Sefip, Caged e Grrf. Mas como não conheço o "usual" dentro do cargo de estagiário, eu ja vi alguns colegas falando que o estagiário confere a folha de pagamento. Gostaria de saber a que se refere essa parte de conferencia, com o qual estou envolvido. Estou envolvido com outras atividades também, mas a folha envolve as obrigações.
Tenho uma boa orientação na empresa, mas a busca profissional demanda uma visão maior que a que eu obtenho no meu dia a dia. Minha dúvida seria com o usual do estagiário, e o que eu devo conhecer para ter mais segurança nessa área. Ja vi esse conteúdo na faculdade, mas no dia a dia a realidade é outra.

Obs: estou realizando as atualizações dos eventos no E-social.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2018 | 17:54

Vinicius

Se vc faz tudo isso que vc disse sendo estagiário, sinta-se privilegiado, vc faz papel de funcionário aí. rsrs

A folha de pagamento é o fechamento do mês dos funcionários, então temos que analisar a situação de cada um para calcular oq é devido receber: quem esteve de férias, afastado, quem faltou para descontar as faltas, quem teve hora extra para lançar o pagamento, quem foi admitido ou demitido, quem apresentou atestado médico, assistência médica, refeição e demais benefícios que são descontados em folha, para daí poder gerar os contra cheques dos funcionários.