x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 768

Folha de pagamento e obrigações.

Vinicius

Vinicius

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2018 | 17:16

Olá.

Trabalho em uma empresa sem fins lucrativos (cnae 9499500), e sou estagiário. Estou no 3º ano de Ciências Contábeis, e faço folha de pagamento (admissão, demissão) e obrigações (sefip, caged e grrf) . Estou conseguindo ir bem com as orientações da empresa que fornece o sistema da folha (Quarta Rh), assim como as orientações do suporte da Caixa Econômica na parte da Sefip, Caged e Grrf. Mas como não conheço o "usual" dentro do cargo de estagiário, eu ja vi alguns colegas falando que o estagiário confere a folha de pagamento. Gostaria de saber a que se refere essa parte de conferencia, com o qual estou envolvido. Estou envolvido com outras atividades também, mas a folha envolve as obrigações.
Tenho uma boa orientação na empresa, mas a busca profissional demanda uma visão maior que a que eu obtenho no meu dia a dia. Minha dúvida seria com o usual do estagiário, e o que eu devo conhecer para ter mais segurança nessa área. Ja vi esse conteúdo na faculdade, mas no dia a dia a realidade é outra.

Obs: estou realizando as atualizações dos eventos no E-social.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2018 | 17:54

Vinicius

Se vc faz tudo isso que vc disse sendo estagiário, sinta-se privilegiado, vc faz papel de funcionário aí. rsrs

A folha de pagamento é o fechamento do mês dos funcionários, então temos que analisar a situação de cada um para calcular oq é devido receber: quem esteve de férias, afastado, quem faltou para descontar as faltas, quem teve hora extra para lançar o pagamento, quem foi admitido ou demitido, quem apresentou atestado médico, assistência médica, refeição e demais benefícios que são descontados em folha, para daí poder gerar os contra cheques dos funcionários.

É o processo mais trabalhoso do DP, demanda muita atenção, controle dos fatos e conhecimento da legislação.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2018 | 10:55

Vinicius

Tem alguém aí pra te orientar?

Quando eu comecei, fiz assim:

Olhei o cadastro de cada empresa / funcionário e fiz uma planilha pra me orientar no fechamento.

Ex: empresa x desconta 03% de VT, desconta 1% de contribuição assistencial dos funcionários, sendo que em julho é 2%; paga insalubridade a 20% sob o piso da categoria;

empresa y não desconta transporte, desconta refeição de 10,00, tem plano de saúde, então verificar valor de coparticipação e tem 1 funcionário com pensão alimentícia a 30%.

empresa z desconta 1,00 de transporte e 1,00 de alimentação, operador de caixa recebe quebra de caixa, plano de saúde valor fixo a 50,00 e paga abono assiduidade: acima de 02 faltas perde o benefício.


Dessa forma, quando eu ia fechar a folha, tinha essa planilha em mãos, pra ir conferindo com os dados que o sistema puxava...com o tempo, memorizei essas variáveis e deixei a planilha de lado....porém, ela ajudou muito uma nova funcionária que entrou no escritório depois.

A questão é ter organização, atenção e paciencia.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Vinicius

Vinicius

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2018 | 12:26

Sim, eu recebo orientação. Quando vou fazer alguma movimentação via certificado digital, peço a confirmação do contador sobre "como funciona".
Segundo orientação dele, essas informações sobre VT, Cesta básica, e afins confere na convenção coletiva do sindicato da categoria.

Mas entendi. Esse procedimento de planilhar os fatos da empresa parece útil na hora do fechamento de várias empresas. Como eu trabalho com uma só não tenho esse problema.


Agradeço a orientação Karina. Fico grato.


Abraços.

Luan Batista

Luan Batista

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Sábado | 18 julho 2020 | 19:50

Vinícius, boa noite.

Qual código GPS você utiliza para enviar a GFIP? Assumi recentemente a contabilidade de uma associação de moradores (mesmo CNAE que o seu) e eles não possuem funcionários. Como não enviaram a GFIP no mês de abertura, estão com pendência perante a Receita. Pesquisando por este fórum e por outros sites, descobri que o FPAS a ser utilizado seria o 566, porém não encontro em lugar algum informações sobre o código GPS.

Luan Batista

Luan Batista

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 22 julho 2020 | 14:17

Karina, boa tarde.

Após enviar a minha pergunta, descobri que não há a necessidade de informar o código GPS, pois não houve movimentação.
O link que você postou me ajudou a esclarecer outras dúvidas que eu tinha, apesar de não constar informações sobre o código GPS.

Obrigado pela atenção dada.

Atenciosamente,

Luan Batista.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.