x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 515

Sou Mei, quero emitir NFe. Já adquiri todas as ferramentas m

josé santos silva

José Santos Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 5 anos Sábado | 29 setembro 2018 | 21:56

Boa noite a todos!
Estou começando hoje, neste site, e também sou um Mei novo. Por isso tenho algumas dúvidas, explico:
-Sou prestador de serviços, aqui em São Paulo. Presto, na maioria das vezes serviços de mão de obra em instalações de ramais telefônicos, elétrica, pequenos reparos, etc. Sempre forneço nota de serviço, contudo, presto serviço para escolas públicas, e já cheguei a perder serviço por não emitir NFe de mercadoria que instalo, por exemplo, uma central de alarme. Sendo assim, me informei junto ao Sebrae, e seguindo suas orientações comprei um certificado digital, baixei o programa de notas fiscais, enfim, fiz tudo direitinho, contudo, eles não prestam suporte contábil, principalmente as dúvidas que tenho, além, disso, não tenho condições para pagar um contador, pois minha demanda de serviços é muito pequena, aliás, esses serviços são mais uma espécie de "bico" do que propriamente uma profissão contínua, justamente como disse, pela baixa demanda.
Diante do que tenho visto na internet fiquei com muito medo em emitir uma nota e ser multado por falta de conhecimento; daí, meus questionamentos vem a seguir:
- Como saber se meu emissor de nota fiscal do Sebrae está funcionando certinho, baixei uma versão de teste também, chamada de homologação, porém, como posso usá-la?
-Posso emitir uma nota para um parente para ver se funciona, isto é, usando por exemplo uma nota de entrada de uma placa de ramais que comprei em nome da minha empresa, ou seja, dentro dos parâmetros do que minha empresa pode vender?
-Para ficar mais fácil, posso apenas copiar todos os dados de uma nota fiscal de entrada de meu fornecedor, como dei o exemplo a central de alarme, com todos seus dados, códigos, etc.; e emitir minha nota ao meu cliente, colocando apenas minha margem de lucro, é claro?
-Na nota fiscal de serviços, sei que não pago nada de impostos, ou seja, já estão inclusos na mensalidade que pago do DAS, que me parece ser R$5,00, e na NFe, existe algum imposto ao emiti-la, digo, em algum lugar da nota deverei colocar algum imposto ou mesmo fazer algum cálculo sobre o valor emitido da nota?
-Quando emitir a NFe ela já vai diretamente para o e-mail de meu cliente e fica salva no site da Secretaria Estadual da Fazenda, podendo imprimi-la ou baixá-la quando quiser, ou seja, se por exemplo formatar meu computador ela não se perde com o programa emissor de notas fiscais?

Desculpem tantas perguntas, mas, quando fizer alguma instalação que haja necessidade de compra de materiais, deverei emitir duas notas: uma de serviços e outra de produtos. Em se tratando de serviços a órgãos públicos, pelo menos aqui, é assim que funciona!


Antecipadamente agradeço ao site e a todos que puderem tirar minhas dúvidas!


Atenciosamente,

José

Christian Nunes

Christian Nunes

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 5 anos Domingo | 30 setembro 2018 | 10:07

José Santos Silva Bom dia,
- Como saber se meu emissor de nota fiscal do Sebrae está funcionando certinho, baixei uma versão de teste também, chamada de homologação, porém, como posso usá-la?
A versão de teste serve para você emitir nf sem validade apenas para testar seus parâmetros de emissão.

-Posso emitir uma nota para um parente para ver se funciona, isto é, usando por exemplo uma nota de entrada de uma placa de ramais que comprei em nome da minha empresa, ou seja, dentro dos parâmetros do que minha empresa pode vender?
Pode sim, sem problemas.

-Para ficar mais fácil, posso apenas copiar todos os dados de uma nota fiscal de entrada de meu fornecedor, como dei o exemplo a central de alarme, com todos seus dados, códigos, etc.; e emitir minha nota ao meu cliente, colocando apenas minha margem de lucro, é claro?
Depende, por exemplo se seu produz esse material ele vai emitir a nf no cfop 5101, já você como vai revender emite no cfop 5102, e as configurações de icms costumam ser diferente tbm.

-Na nota fiscal de serviços, sei que não pago nada de impostos, ou seja, já estão inclusos na mensalidade que pago do DAS, que me parece ser R$5,00, e na NFe, existe algum imposto ao emiti-la, digo, em algum lugar da nota deverei colocar algum imposto ou mesmo fazer algum cálculo sobre o valor emitido da nota?
Provavelmente no seu MEI, você deve ter incluso o cnae para gerar sua IE. Sendo assim aumenta um pouco o valor da DAS.
Mas imposto destacado na NF não tem nenhum, exceto se houver ST dai o MEI paga.

-Quando emitir a NFe ela já vai diretamente para o e-mail de meu cliente e fica salva no site da Secretaria Estadual da Fazenda, podendo imprimi-la ou baixá-la quando quiser, ou seja, se por exemplo formatar meu computador ela não se perde com o programa emissor de notas fiscais?
Se você formatar ele vai apagar os dados, por isso faça backup e salve tudo em um pendrive.
Mas a NF sempre ficara na sefaz tendo a chave de acesso voce consegue pegar ela sempre

Se precisar de um analista fiscal/contabil me chama no whats Oculto, faço um preço especial para MEI.

josé santos silva

José Santos Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 5 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2018 | 00:31

Bom dia!
Obrigado pelas respostas. Quanto a contratar seus serviços, agradeço também, porém, moro em São Paulo, Capital e sendo assim é inviável!

Tenha uma ótima semana!

Grato,

José

BILLY DOUGLAS CALIL ASSAD

Billy Douglas Calil Assad

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2018 | 09:13

José Santos Silva Bom dia.

Estou localizado em São Paulo/Capital, caso precise de algo estamos a disposição. +55 Oculto

Att.

BILLY DOUGLAS CALIL ASSAD
CONTABILIDADE ESTRELA S/C
AV. JULIO BUONO - N.° 2525 - 2 ANDAR
+55 (11) 97683-1919
+55 (11) 2124-7070

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.