x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 268

planejamento jurídico, blindagem patrimonial

RUBENS DOMINGOS FERRANTI

Rubens Domingos Ferranti

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Financeiro
há 5 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2018 | 09:24

Tenho uma família de empresários, que por questão de viabilidade e planejamento tributário possuem 04 empresa em diferentes regimes. Todas as empresas possuem bens de altos valores patrimoniais, e como uma empresa cresce de forma diferente da outra outra, ha casos onde filhós ( sócios) que nem trabalharam e nem trabalham, teoricamente possuem mais bens patrimoniais que outros mais merecedores. Dizem que que como formar um grupo econômico, ou uma holding, ou coisa parecida.. na verdade o que precisamos é de um planejamento jurídico em termos de blindagem patrimonial. Se algum conhecer sobre assunto e puder me ajudar a anortear isso, agradeço..

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2018 | 09:46

Bom dia Rubens.

A muitos anos criou-se o mito de que as holdings patrimoniais, seriam o Eldorado daqueles que, possuindo patrimônio, não queriam dispor de seus bens para outras pessoas que nada fazem.

Pois bem, a abertura de uma holding, que nada mais é que uma empresa normal, a qual vai administrar bens a ela atribuídos, e isto não resolve muita coisa, pois qualquer herdeiro pode requerer sua participação neste empreendimento.

O que vai mudar somente é o tempo dele ganhar a causa, mas no fim das contas não há muito a se fazer.

Uma solução que talvez dê algum resultado seria a criação, ao fim da vida do proprietário de uma fundação, esta ficaria com os bens do falecido.

Todas estas decisões devem ser tomadas em vida pelo proprietário. A contratação de um advogado para elaborar um testamento é de vital importância. O contador neste caso entra com o no hal referente a maneira de como este negócio será administrado e gerido e das possíveis obrigações a mesma tem com os entes públicos.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.