x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 191

Ausência de GFIP

RICARDO MULLER

Ricardo Muller

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 8 outubro 2018 | 18:22

Abri uma empresa pelo Simples Nacional em 2013, emiti duas notas e após isso não foi preciso emitir mais nenhuma nota.

E ao passar dos mês fui só registrando no sistema as declarações mensais do PGDAS-D, com valor R$0,00.

Segundo o contador que abriu a empresa para mim, só seria necessário fazer essa declaração mês a mês, e no fim do ano, o DEFIS.

E agora me apareceu uma notificação da Receita Federal, me cobrando a entrega do GFIP de todos esses anos.

Pelo que andei pesquisando:

GFIP significa Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social


Então pergunto. Eu não tenho funcionários.

Como regularizo isso ?

Sou leigo no assunto.

Caso esqueci de mencionar alguma informação, só me perguntar.

Obrigado

Leandro Ribeiro de Andria
Articulista

Leandro Ribeiro de Andria

Articulista , Consultor(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2018 | 14:34

Boa tarde Ricardo,

Acredito que você deva enviar a GFIP sem movimento:

"A empresa está obrigada à entrega da GFIP ainda que não haja recolhimento para o FGTS, caso em que esta GFIP será declaratória, contendo todas as informações cadastrais e financeiras de interesse da Previdência Social.

Inexistindo recolhimento ao FGTS e informações à Previdência Social, o empregador/contribuinte deve transmitir pelo Conectividade Social um arquivo SEFIPCR.SFP com indicativo de ausência de fato gerador (sem movimento), que é assinalado na tela de abertura do movimento, para o código 115."


idg.receita.fazenda.gov.br

Para envio da GFiP é utilizado o programa SEFIP:

blogcontabilidadefacil.wordpress.com

Profissional com mais de 10 anos de experiência na área de Recursos Humanos atuando em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e departamento pessoal. 
Ajudo profissionais com elaboração de  Currículo, Linkedin e Simulação de entrevista.
Já contratei para as empresas: Pipefy, Grupo o Boticário, TCS, Ambev e Algar Tech.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.