x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 236

Auxilio Doença

Valéria Onorato

Valéria Onorato

Prata DIVISÃO 3, Assistente Recursos Humanos
há 5 anos Segunda-Feira | 15 outubro 2018 | 17:20

Pessoal,

Podem me ajudar a entender o auxílio doença?

Temos uma empresa que o funcionário recebeu 15 dias de atestado, a partir do dia 29/09/2018 e depois nais um atestado com o período de 14/10/2018 de 7 dias.
Cadastrei o afastamento do mesmo no sistema, os dois atestados.
Quando abri os lançamentos do mesmo, apareceu 13 dias de saldo de salário e 15 dias de Auxilio Enfermidade, minha primeira dúvida é:
Ele não teria que receber apenas os 15 dias do auxílio?
Porque apareceu os 13 dias de saldo de salário?

Segunda dúvida:
A partir do 16º dia de afastamento, ou seja, a partir desse segundo atestado que ele recebeu de 7 dias, com o mesmo já tem que ser marcado a perícia do funcionário para receber os demais dias pelo INSS. Correto?
Como é feito esse agendamento? O funcionário que vai até a previdência marcar ou nós (contabilidade) que temos que fazer isso?
Se for nós, qual o procedimento?

Quero agradecer desde já pelas informações!

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 15 outubro 2018 | 17:55

Valéria Onorato

O atestado abrange 02 competências: setembro e outubro, então de 29/09 a 13/10 dá os 15 dias pela empresa.

Setembro ele recebe salário normal;

Outubro receberá os 13 dias do 1° atestado pela empresa. O 2° atestado de 07 dias vai até 20/10, então, do dia 14/10 a 20/10 ele vai receber pelo INSS e, se voltar ao trabalho dia 21/10, receberá o restante pela empresa tb.

O agendamento pode ser feito por qlq pessoa, eu gosto de fazer, pois assim tenho o controle de tudo.

https://www.inss.gov.br/beneficios/auxilio-doenca/

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Valéria Onorato

Valéria Onorato

Prata DIVISÃO 3, Assistente Recursos Humanos
há 5 anos Terça-Feira | 16 outubro 2018 | 10:20

Karina Louzada

O que eu não entendi é desses 13 dias como saldo de salário pela empresa.
De qual período são esses 13 dias?
Já que em Outubro, supostamente, ele retornará após o dia 20/10/2018.

E nesse caso, no dia 20 ele tem que retornar ao médico para pegar um atestado de retorno ou, caso ainda não esteja 100%, mais dias de atestado?

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2018 | 17:48

Valéria Onorato

Eu expliquei acima.....

Os 15 dias do 1° atestado vai ate 13/10. Esses 13 dias de outubro a empresa tem que pagar entendeu?

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.