x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 362

Refazimento de Ativo Imobilizado

Sonia Camilo

Sonia Camilo

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2018 | 15:25

Boa Tarde,

Fiz diversas consultas sobre Ativo Imobilizado tanto no Portal quanto em outros sites, e mesmo assim tenho dúvidas, mesmo sendo dúvidas básicas prefiro perguntar a cometer erros primários.

Estou revendo e refazendo todo o Ativo Imobilizado de uma empresa que faz parte da carteira de clientes do escritório onde trabalho.

Este imobilizado está parado desde 2010, e nem naquela época era feita a depreciação mensal, foram feitas 2 ou 3 meses no ano todo.

Esta empresa na época era Lucro Presumido e a partir de 2014 passou a Simples Nacional.

Estou revendo item por item no sistema de Ativo Bens desde 2010, reclassificando tanto no Ativo quanto no Contábil, mesmo sabendo que muita coisa ficará de fora, pois não tenho como consultar as notas fiscais de 08 anos, verificarei pelo menos as notas de 2015, 2016, 2017 e agora 2018, se há compra de imobilizado.

Seguem minhas perguntas/dúvidas:

Posso depreciar mês a mês tudo desde 2010 a 2014 sem prejudicar/onerar a empresa com recálculo de imposto por ser Lucro Presumido na época? Se necessitar refazer todos os impostos, posso calcular a depreciação destes quatro anos e contabilizar de uma vez o total no ano de 2014, que foi quando passou a Simples Nacional?

A empresa comprou este ano 2 bebedouros no valor unitário de R$ 750,00 cada e 10 aparelhos de celular no valor de R$ 350,00. Sendo conservadora posso imobilizar os bebedouros mesmo estando abaixo dos R$ 1.200,00 cada, sabendo que serão utilizados por mais de um ano?

Devo contabilizar os celulares como despesa "pequenas imobilizações", sabendo que estes aparelhos talvez não durem 1 ano, mesmo com valor total da NF ser de R$ 3.500,00?

Se estou registrando item por item no sistema Ativo Bens, posso no contábil fazer pelo total da nota fiscal, ou devo também no contábil registrar item por item, pois terei que fazer a mesma coisa duas vezes, e o sistema Ativo me dá a opção de relatório analítico por conta contábil?

Como a empresa é indústria e comércio, devo contabilizar ferramentas em conta separada de máquinas e equipamentos (serra elétrica, furadeiras, talha elétrica, afiador de brocas, por ex.), ou posso deixar junto em Máquinas e Equipamentos?

Foi adquirido este ano Licensa de uso de Software específico para uma máquina, contabilizei em Bens Intangíveis como Licensa de Software. Devo amortizar a utilização deste software?

Foram adquiridos também este ano, várias licensas de software Office 365 Business, todos com valores abaixo de 1.200,00, devo ser conservadora e imobilizar?

Há também uma aquisição de Marca, deve ter mais de 10 anos esta aquisição, devo também amortizá-la?

Desde já agradeço a atenção.

Obrigada

Sônia Camilo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.