x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 2.852

Deparei-me com um lançamento contábil com as segui

PAULO HENRIQUE RABELLO LANDEIRA

Paulo Henrique Rabello Landeira

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 12 novembro 2009 | 15:05

Deparei-me com um lançamento contábil com os seguintes dados: registro de capital a prazo no valor de R$5.000,00. O lançamento seria este: Nota promissória a receber a crédito da conta capital ??

Paulo Henrique (ph).

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 12 novembro 2009 | 16:17

Paulo Henrique Rabello Landeira

Qual seu objetivo? Voce não foi claro!!!

Estou supondo que voce deseja saber se este lançamento está correto. Sendo isso voce precisaria dar mais detalhes sobre o direito(NP a receber). A que se refere esta NP. Se é para abertura da firma ou aumento de capital social.

O Capital Social inicial ou o aumento deste pode ser feito através de um bem ou direito cedidos pelos sócios.

Sendo um direito cedido pelos sócios eu faria o seguinte lançamento:

D-Nota Promissora a Receber(AC)
C-Capital Social a Integralizar(PL)



Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
PAULO HENRIQUE RABELLO LANDEIRA

Paulo Henrique Rabello Landeira

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 12 novembro 2009 | 16:27

Prezado MM,

Foram alguns exercícios contábeis que baixei pela internet. É um questão de concurso público. Foram dados vários fatos administrativos para serem contabilizados. E um dos lançamentos era este: registro de capital a prazo no valor de R$5.000,00. Não foi citado, no enunciado da questão, se seria para abertura da empresa ou aumento de capital assim como qualquer outra informação que desse subsídio para um melhor entendimento.

Eis a questão:

SERPRO/2001-ESAF - O nosso Contador mandou promover, no livro Diário, a contabilização das operações abaixo exemplificadas:

01.registro de capital a prazo, no valor de 5.000,00;
02.venda a prazo por 5.000,00, com ICMS de 12% e lucro bruto de 10%, emitindo duplicatas;
03.pagamento de dívidas em duplicatas de 500,00 com descontos de 10%;
04.registro dos impostos do mês, no valor de 120,00, para recolhimento posterior.

Observações:

- O ICMS ainda não foi recolhido;
- O plano de contas usa a conta receita de ven¬das;
- A baixa no estoque é contabilizada simultanea¬mente à venda.
Após a transcrição dos lançamentos para o livro Razão, obedecidas as regras básicas do Mé¬todo das Partidas Dobradas, podemos observar que

a)foi debitado valor total de R$ 11.270,00
b)foi creditado valor total de R$ 10.620,00
c)o ativo patrimonial foi acrescido de R$ 5.650,00
d)o conjunto dessas operações rendeu à empresa um lucro bruto de R$ 440,00
e)o conjunto dessas operações rendeu à empresa um lucro líquido de R$ 330,00

De qualquer maneira agradeço sua resposta. Parece que o entendimento é este mesmo: NP a receber a capital.

Ph.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.