x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 484

Nota de Importação Emitida com ICMS e IPI destacados a maior

Thais Soares

Thais Soares

Bronze DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 5 anos Sexta-Feira | 19 outubro 2018 | 14:31

Prezados(as), trabalho em um escritório contábil e um de nossos clientes situados em São Paulo esta com a seguinte situação:

Foi realizada uma importação, os impostos foram todos recolhidos corretamente a mercadoria liberada e já se encontra em estoque, porem no momento de emissão da nota fiscal foi realizado o destaque do ICMS e IPI a maior.

Como devo proceder nesta situação ?

Agradeço desde o momento, pela ajuda.

Cindy Hellen Souza Oliveira

Cindy Hellen Souza Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 19 outubro 2018 | 15:25

Boa tarde Thais Soares

O ideal seria cancelar a nota e emitir uma nova corretamente considerando ainda que seja importação o melhor é ter uma nota correta, caso tenha passado do prazo de 24h realizar o cancelamento extemporâneo.

Veja a possibilidade de fazer dessa forma.


OBS: não realizar entrada própria pois é considerado movimentação simbólica e em SP isso é vedado por lei:

Artigo 204 - É vedada a emissão de documento fiscal que não corresponda a uma efetiva saída ou entrada de mercadoria ou a uma efetiva prestação de serviço, exceto nas hipóteses expressamente previstas na legislação do Imposto sobre Produtos Industrializados ou do Imposto de Circulação de Mercadorias e de Prestação de Serviços (Lei 6.374/89, art. 67, § 1º, Convênio de 15-12-70 - SINIEF, art. 44, e Convênio SINIEF-6/89, art. 89, "caput").

Atenciosamente,

Cindy Hellen S. Oliveira
e-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.