x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 250

retificação de 05 anos de irpf

Hugo Silva Vieira

Hugo Silva Vieira

Prata DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 5 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2018 | 11:28

Bom dia,

Amigos alguém já passou pela experiência de retificar 05 anos de IRPF para restituir o IR retido pela fonte pagadora, onde o motivo da Retificação é devido o contribuinte ser portador de doença grave(CA) e possuir laudo médico que embase a doença.

A dúvida seria no preenchimento, onde informar na Declaração de IRPF os IR retidos pela fonte pagadora para que a RFB entenda que estamos solicitando esses valores de IR?? Deverá ser informar em Rendimentos isentos e não tributados, porém qual seria o código?

Desde já agradeço muito sua atenção.

Hugo Silva Vieira
contador
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Sábado | 3 novembro 2018 | 19:11

Colega, ja tivemos caso idêntico, porem nao estou me recordando todos os aspectos,porem um detalhe para lhe ajudar, e que o Laudo provavelmente, e recente , e a SRF, vai querer um novo Laudo , bancado pela justiça pois tera que o mesmo conter que a doença se reportava ao período , sendo a mesma incapacitante desde a data. Acredito que poderá tentar , mas somente através da Justiça, por meio de advogado, o qual lhe esclarecera melhor, entretanto, esperemos que algum colega possa vir a nos esclarecer e ajudar melhor, no meu caso me lembro que tivemos que adotar a via judicial.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.