x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.188

Erro calculo da folha de pagamento

Otavio Azevedo

Otavio Azevedo

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 5 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2018 | 10:35

Bom dia Amigos,

Tenho uma empresa que deu aumento para algumas funcionárias agora no mês de outubro, porém calculou aumento para todos funcionários e não foi percebido, e o pagamento dos funcionários já foram pagos e o FGTS já recolhido.
Alguém pode me ajudar em como devo proceder nesse caso?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2018 | 10:42

Otavio, bom dia.
Primeiro deve convocar os empregados que não tinha o direito, explicar o que aconteceu, mas já com o novo calculo, a diferença mencionar que será deduzido no proximo pagto.
Depois disso deverá criar algumas verbas na folha de pagto no Desconto

VERBA DE DESCONTO

- Pagto Indevido = R$

Essa verba deve ser tributada no INSS/FGTS/I.Renda, desta forma quando for gerado a nova folha, ela deduzirá da base de calculo do INSS/FGTS/I.Renda, e também do INSS do empregado,

desta forma não precisará compensar no inss/fgts.

Otavio Azevedo

Otavio Azevedo

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 5 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2018 | 10:57

Bom dia Carlos,

Entendi, nesse caso eu posso deixar a folha da forma como está e somente explicar aos funcionários o erro ocorrido e demonstrar o valor que será descontado no próximo mês conforme orientado.

Mas o fato de o salario voltar no próximo mês sem o aumento realizado no mês anterior não se enquadrará em rebaixamento de salário? Ou por estar inclusa a verba de pagamento indevido não haverá problema?




carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2018 | 11:14

Otavio,

1 - Mas o fato de o salario voltar no próximo mês sem o aumento realizado no mês anterior não se enquadrará em rebaixamento de salário?
R - Não, erro acontece, o que não pode e depois de alguns meses a empresa vier questionar que errou.

2 - Ou por estar inclusa a verba de pagamento indevido não haverá problema?
R - Essa verba, e para que seja restituido pelo empregado, e os encargos que foi pago a maior seja deduzido no mês seguinte.


Otávio, erro acontece, e por isso que é de suma importância chamar o empregado, e explicar o acontecido, explicando também que no próximo pagamento será incluso uma verba chamada de PAGTO INDEVIDO, onde essa diferença será descontada.

Logicamente, que PODE acontecer de algum empregado vier questionar que o salario não pode ser reduzido, mas isso e normal.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.