x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 200

NF Baixa de Estoque

Samuel Callegaro

Samuel Callegaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Sistemas
há 5 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2018 | 11:31

Bom Dia,

Estou com um problema na empresa que não estou sabendo como resolver, veja se alguém consegue me ajudar.

Eu tenho 2 produtos que entraram na empresa por processo de importação, o 1º foi importado em 12/2005 e logo em seguida vendido para um cliente; o 2º foi importado em 02/2007 e vendido no ano seguinte para um cliente.

Acontece que os 2 produtos retornaram para a empresa em um processo no qual eles foram enviados para conserto, mas como o valor não compensava estes itens foram "deixados" na empresa por um desconto na aquisição de um produto novo.

O problema é que neste processo de troca o proprietário do equipamento não fez nenhuma nota fiscal de venda ou doação do equipamento, porém aqui na empresa deram entrada nos 2 passando a constar do livro de produção dos produtos, bem como do custo de estoque.

Ocorre que para estes 2 produtos foi feita uma nota fiscal de Baixa de Estoque CFOP 5.927 a qual foi lançado um valor simbólico de R$ 100,00 para cada um deles para que estes produtos pudessem ser transferidos para o Ativo Fixo da empresa.

O nosso escritório contábil solicitou que fosse lançado os valores dos impostos no campo de informações complementares, para que eles possam fazer o aproveitamento dos impostos; porém estou com um problema que não sei como informar estes impostos, pois não temos a NF de entrada quando eles foram "deixados" na empresa pelo cliente e também temos a informação da nota fiscal de importação destes produtos devido a fazer mais de 10 anos e na época nosso sistema não controlava estas informações.

Alguém sabe como posso fazer isto na NF? preciso fazer uma carta de correção informando quais são os valores para o contador.

Antecipadamente agradeço

Samuca

Samuel Callegaro
Supervisor de Sistemas

"O que somos é presente de Deus, no que nos tornamos é o nosso presente à Ele" (Dom Bosco)

Ruben Cunha

Ruben Cunha

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a) Tributário
há 5 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2018 | 11:50

Bom dia ,

Pelo o que eu entendi , os 2 produtos recebidos por importação não foi dado a entrada por NF , e foram vendidos sem nota também , e acabou retornado sem nota fiscal , a uma nf emitida foi a baixa de estoque ? , e dar entrada como ativo ou uso e consumo não dá direito a crédito dependendo do seu regime , sendo que também como você pode aproveitar de um imposto que não foi creditado ou pago na época ! .

Assessoria & Consultoria Fiscal
@Oculto
Oculto WhatsApp - Consulte -nos

Samuel Callegaro

Samuel Callegaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Sistemas
há 5 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2018 | 13:39

RuBen, Bom Dia

Primeiro agradeço pela resposta.

Acredito que não me fiz entender corretamente. Vou tentar ser mais claro respondendo aos seus questionamentos:

os 2 produtos recebidos por importação não foi dado a entrada por NF , os produtos entraram por importação com nota fiscal na empresa, porém na época não tinhamos o sistema que faz o controle hoje, sendo assim não sei por qual nota fiscal entrou.

e foram vendidos sem nota também , os produtos foram vendidos com nota fiscal corretamente

e acabou retornado sem nota fiscal , os produtos foram enviados para a nossa empresa com nota fiscal de remessa para conserto e forma deixados aqui pelo cliente para entrarem como desconto na aquisição dos produtos novos, porém o cliente não emitiu nenhum tipo de nota fiscal

a uma nf emitida foi a baixa de estoque ? Sim, a nf emitida agora foi de baixa de estoque

, e dar entrada como ativo ou uso e consumo não dá direito a crédito dependendo do seu regime , sendo que também como você pode aproveitar de um imposto que não foi creditado ou pago na época ! . é exatamente isto que não estou entendendo

Ficou mais claro? não é muito a minha área isso

Samuel Callegaro
Supervisor de Sistemas

"O que somos é presente de Deus, no que nos tornamos é o nosso presente à Ele" (Dom Bosco)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.