x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 996

Reversão de tx de cartão de crédito cancelado

Sandra Silva

Sandra Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2018 | 19:06


Caros, uma luz por favor:

Tentando resolver da melhor maneira a seguinte questão:
Tenho adiantamento de clientes com cartão de crédito (reserva de hospedagem ) Na emissão do cartão definimos a seguinte contabilização:

D – Cartão de Crédito (AC)................ 95,00
C – Tx Adm cartão (CR)...................... 5,00
C - Adiantamento de cliente (PC) ......100,00

Ocorre que no cancelamento do cartão por parte do cliente (venda não concretizada), ocorre os seguintes lançamentos tendo em vista que o cartão só cancela o valor líquido , ficando com a taxa adm;

D – Adiantamento de clientes ..... 95,00
C – Cartão de Crédito (AC)........... 95,00

Neste caso, como a venda não foi concretizada e a despesa foi realizada na passada do cartão (pré pagamento), fica um saldo de R$ 5,00 na conta de adiantamento. Este saldo poderia reconhecer como perda com venda? Ou duplicaria a despesa?

Grata pela ajuda

Sandra Silva
Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Sábado | 10 novembro 2018 | 16:38

Sandra,

Se a taxa foi registrada como receita há estorno de receita. Se o registro da receita é feito antes da confirmação do negócio me parece que há registro fora do tempo devido. Só há receita quando a entidade cumpre a obrigação assumida na forma do Pronunciamento Técnico CPC 47, e não no momento em que celebra um negócio sujeito a confirmação. Antes da confirmação há um passivo.

Sandra Silva

Sandra Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 12 novembro 2018 | 11:02


Bom dia Edmar,

Para esta situação (pagamento de adiantamento) ainda não houve o reconhecimento da receita. Mas a despesa foi reconhecida sim. Com o posterior cancelamento é que ficamos com dúvida na baixa desta taxa (pois já havia sido reconhecida e no passivo (ref ao adiantamento) o valor continua cheio sendo que a operadora de fato ficará com a taxa adm., por isso nossa dúvida em relação a esta segunda baixa do valor no saldo do passivo (ref taxa) já que esta empresa é Lucro Real.

Sandra Silva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.