x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 749

o mei atrapalha os conadores?

Danilo Souza

Danilo Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Vendedor(a)
há 5 anos Sábado | 10 novembro 2018 | 20:34

gostaria de saber o que vcs contadores empresarios contabeis, acham do mei. se com a existencia do mei atrapalha muito no faturamento de vcs (empresa contabil). pois como o mei nao precisa de contador e vejo os empresarios abrindo 1,2,3, 4 mei em nomes diferentes para um unico negocio. acho que eles estao deixando de lado os contadores e desvalorizando o profissional.

peco a opiniao de vcs contadores. pq me formo esse ano e estou um pouco desmotivado com a profissão, acho muito desvalorizada

desde ja agradeco sua atenção

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 12 novembro 2018 | 07:31

Bom dia Danilo.

MEI e Simples Nacional não compensa. Os donos das empresas não tem compromisso em lhe enviar a informação real, amadorismo gerencial (apesar de sempre tentar ajudar o empresário, mas este é muito teimoso); concorrência desleal das contabilidades de R$ 1,99.

Se for fazer contabilidade de uma empresa faça Lucro Real.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
EDER DEL QUIQUI

Eder Del Quiqui

Prata DIVISÃO 1, Cortador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 12 novembro 2018 | 18:08

Boa tarde Danilo.

Veja bem, eu trabalho tanto com lucro presumido, real, simples e MEI, não vejo que o MEI atrapalhe o contador, o Microempreendedor Individual, em via de regra, não detém o conhecimento suficiente para melhor tomada de decisão do seu negócio e nem como preencher o DAS ou DASN.

Sou do interior e o SEBRAE, pela sua infraestrutura, não consegue atender eficientemente os MEIs e eles acabam sempre solicitando os serviços do contador. Aí vc me diz, ah mas não pode cobrar do MEI, sim, não podemos mas eles tbem fazem: contratos, impostos de rendas, ITR, migram de MEI para ME, tem amigos e vários outros serviços que no final compensa tanto financeiramente quanto profissionalmente. Não lembro de ter ajudado um MEI e não ser retribuído financeiramente, e muito menos ter prejuízo.

Lembre-se que o contador não pode cobrar do MEI, mas tbem vc não é obrigado a atende-lo, se vc o faz deve fazer com muito dedicação, que isso fique claro.


Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 15 novembro 2018 | 17:15

Boa tarde Danilo!

Que eu saiba o MEI é isento de impostos, que são cobrados apenas no DAS. Mas os serviços, com exceção da abertura e da primeira declaração do DAS-SIMEI, podem ser cobrados, como são aqueles citados pelo colega Eder, logo acima.

O que há no projeto MEI, em minha opinião, é falta de fiscalização! Porque tem muita gente que se utiliza do MEI para cometer fraudes, como aquelas que você citou. E tem muito MEI que extrapola o limite de faturamento, mas que não é excluído do sistema por que não emite nota fiscal. O governo deveria ser mais atento e coibir essas práticas!

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.