x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 307

registro contabilidade

EVANILDO

Evanildo

Prata DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 12 novembro 2018 | 18:05


Olá,

Me tirem a duvida abaixo, por gentileza

Empresa optante pelo Simples Nacional,
Na escrituração contábil, recebimentos de clientes, pagamento de fornecedores diversos,
é feito tudo pelo caixa, o empresario não manda o extrato bancário e certamente a empresa tem
conta correte,

questão: caso a empresa tenha conta correte é obrigatório escrituração desta conta banco movimento?
qual base legal?

o que fazer?

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 16 novembro 2018 | 10:26

Evanildo,

Há uma liberdade de escolha de modelos contábeis; o chamado "caixa flutuante" é um modelo aceito e não causa problema desde que todos os fatos sejam registrados. Não há norma legal que impeça esse sistema de registro; logo, o que não está proibido está permitido.

Veja o que diz o Parecer Normativo 347 de 1970:

"A forma de escriturar suas operações é de livre escolha do contribuinte, dentro dos princípios técnicos ditados pela Contabilidade e a repartição fiscal só a impugnará se a mesma omitir detalhes indispensáveis à determinação do verdadeiro lucro tributável".

A despeito disso, se existem condições técnicos de acesso aos extratos, considero que essa forma deve ser a escolhida.

EVANILDO

Evanildo

Prata DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 16 novembro 2018 | 12:30

Edmar Oliveira Andrade Filho,

Neste caso posso continuar fazendo pelo caixa, e como infelizmente nao tenho acesso ao extrato bancário na verdade nem sei se tem pra ser
verdadeiro.

Obrigado!!
Evanildo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.