x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 241

Ajuste de Exercícios Anteriores

TIELE GONCALVES

Tiele Goncalves

Bronze DIVISÃO 4, Micro-Empresário
há 5 anos Segunda-Feira | 12 novembro 2018 | 18:11

Boa tarde a todos!

Preciso fazer um lançamento a fim de retificar um erro de exercício anterior.
Por favor conto com a ajuda de quem tiver conhecimento a respeito!


Empresa do Lucro Presumido.

Em uma conta 'Financiamento Terreno' /PC foi lançado um valor de R$21.000,00 indevidamente.

O lançamento atualmente está assim em 20/12/17:
D - Financiamento Terrento/PC
C - Banco
R$21.000,00

Quando o correto seria:
D - Despesas Financeiras / CR
C - Banco / AC
R$21.000,00

Pensei em fazer um lançamento da seguinte forma para retificar o erro:
D - Despesas Financeiras/ CR
C - Financiamento Terreno / PC
R$21.000,00

Assim o valor vai para a conta certa 'Despesas Financeiras' estornando o lançamento feito indevidamente da conta Financiamento de Terrenos.

Porém, como o lançamento é referente a 20/12/2017 estou com uma dúvida, qual deve ser a data do lançamento de correção? 20/12/2017 ou 01/01/18 por exemplo?
Eu sei que como envolve conta de resultado preciso ajustar a conta de lucros/prejuízos acumulados, correto?


Por favor quem puder me dar um exemplo com as datas de como ficaria este lançamento e se meu raciocínio referente aos lançamentos está correto.

Agradeço imensamente desde já!

Todos temos um pouco a ensinar e muito a aprender!
Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 13 novembro 2018 | 00:27

Tiele,

A data do lançamento é a que a correção estiver sendo feita. Para correção a contrapartida não uma conta de despesa. mas, sim, uma uma conta de "ajustes de anos anteriores" de caráter transitório e integrante do Patrimônio Líquido. Essa conta, na data do Balaço, deve ser zerada tendo como contrapartida a conta de lucro ou prejuízo do período.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.