x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 243

Retificação do IRPF pago a menor

Nash

Nash

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 12 novembro 2018 | 22:57

Boa noite pessoal!

Neste fim de semana acessei o portal e-cac e verifiquei que a receita aponta inconsistências na minha ultima declaração (2018). Terei de fazer uma retificação que resultará em mais imposto a pagar.
A minha duvida é: Eu já paguei X referente a declaração original (optei por quitar a vista, gerando o darf pelo sistema), esse valor terá de ser mencionado na retificação ??? não encontrei campo algum para isso. Esse abatimento será feito automaticamente pela receita? No portal e-cac é possível fazer o parcelamento desse valor corrigido?

Muito obrigado

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 13 novembro 2018 | 13:34

Nash, boa tarde.

Eu já paguei X referente a declaração original (optei por quitar a vista, gerando o darf pelo sistema), esse valor terá de ser mencionado na retificação ???

Não, você não irá mencionar o valor já pago.

Esse abatimento será feito automaticamente pela receita?

Sim. Se na declaração anterior tinha dado, por exemplo, R$ 200,00 de IR a pagar e você pagou esse valor, e agora, com a retificação, vai deu R$ 500,00 então na sua conta fiscal somente irá aparecer R$ 300,00. Porém esse valor deveria ser pago lá em abril. Agora ele irá sofrer correção.

No portal e-cac é possível fazer o parcelamento desse valor corrigido?

Sim. Você irá transmitir a declaração retificadora normal. Ela será processada e o valor residual a pagar de IR irá aparecer na sua conta fiscal. Dai depois é só ir na opção de Parcelamento Não Previdenciário, sendo o mínimo de R$ 100,00 por parcela para PF, em até 60 parcelas.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.