Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 5.843

Como calcular depreciação de moveis usados

Heloisa

Heloisa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 13 novembro 2018 | 14:45

Boa tarde.

Preciso depreciar um frigobar usado, cujo dono anterior adquiriu em 08/2012.
Como fazer este calculo?

PORTAL CONTÁBIL, atuando desde 1980 no Rio de Janeiro/RJ, vem prestando assessoria nas áreas contábil, fiscal, pessoal e tributária.
site: https://www.portal-contabil.com
Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 13 novembro 2018 | 16:05

Heloisa,

Para fins contábeis, a regra básica a ser seguida é a que consta do Pronunciamento Técnico CPC 27. Vejamos:

50. O valor depreciável de um ativo deve ser apropriado de forma sistemática ao longo da sua vida útil estimada.

57. A vida útil de um ativo é definida em termos da utilidade esperada do ativo para a entidade. A política de gestão de ativos da entidade pode considerar a alienação de ativos após um período determinado ou após o consumo de uma proporção específica de benefícios econômicos futuros incorporados no ativo. Por isso, a vida útil de um ativo pode ser menor do que a sua vida econômica. A estimativa da vida útil do ativo é uma questão de julgamento baseado na experiência da entidade com ativos semelhantes.

A norma não faz distinção entre bem novo ou usado; o que é claro é que a depreciação será feita de acordo com a estimativa que a entidade vier a determinar. Logo, cabe a ela - à entidade - decidir qual o prazo que considera adequado de acordo com a experiência com ativos semelhantes. A norma não exige a confecção de um laudo, mas também não proíbe.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.