x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 5.633

Ganhos Renda Variável - Como retificar a restituíção ?.

Adsan

Adsan

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a) Produção
há 5 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2018 | 16:55

Boa tarde a todos.

Tenho algumas duvidas com relação ao preenchimento da retificação do IRPF 2018 com relação a ganhos de capital( Na Bolsa de Valores em Opções). O que aconteceu. Comprei umas opções(call) na bolsa, e após um tempo obtive lucro, e vendi as mesmas ficando com o lucro(anteriormente só havia sido empates nas operações ou prejuízos). Mas esqueci de pagar o imposto de 15% em outubro/novembro de 2017, lembrei apenas em janeiro de 2018, paguei os impostos com todos os juros e multas na DARF. Ao fazer a declaração 2017/2018, lancei o valor que era para ser pago R$23,00(aproximadamente) e adicionei o valor pago em janeiro e a multa/juros num valor de aproximadamente R$25,00. Resultado minha declaração está com pendências. Não consta debito algum. Minhas duvidas são:

1 - Como devo fazer para realizar a correção da declaração?;

2 - É necessário ir na receita, ou anexar a DARF paga?; e

3 - Quais os campos que devo corrigir ?.

Eu já dei uma olhada no e-CAC. e lá consta o seguinte:

IRRF (LEI 11.033/04) INDEVIDO
O que aconteceu?

Foi constatada possível inconsistência no valor do imposto de renda retido na fonte ( Lei nº 11.033/2004).
O que verificar?

Verifique se os valores de imposto de renda retido na fonte (Lei nº 11.033/2004) e o CNPJ ou CPF da fonte pagadora declarados conferem com os comprovantes de rendimentos fornecidos pelas fontes pagadoras.

O que fazer?

Se os valores declarados conferem com os comprovantes de rendimentos, contate as fontes pagadoras para verificar possíveis incorreções;
Se houve erro no preenchimento da Declaração, apresente uma declaração retificadora (Orientação sobre Retificação).

Demonstrativo de Débitos da Declaração
Declaração

Ajuste Anual
Tipo

Original

Tributação

Deduções Legais
Situação da Declaração

Com Pendências

DEMAIS DÉBITOS DA DECLARAÇÃO (EM REAIS)
Débitos do Titular
Descrição Vencimento Valor Original Saldo em aberto Situação Pagamentos DARF
Ganhos - Renda Variável 30/11/2017 22,41 0,00 Liquidado


Observações

O prazo para os pagamentos alimentarem os sistemas da Receita Federal é de 10 dias.
Para o Parcelamento Simplificado de débitos da RFB, clique aqui.
Para consulta a todos débitos no âmbito da Receita Federal e PGFN, inclusive os parcelados ou impugnados, utilize a opção Situação Fiscal.


Já dei uma lida na lei mas a duvida persiste. Como devo corrigir a declaração retificadora?.


Desde já agradeço a atenção e o apoio de todos para solucionar esta " dor de cabeça".

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.