x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.232

Regularização Dctf de vários anos empresa inativa

Mari Cazangi

Mari Cazangi

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Gerência
há 5 anos Sexta-Feira | 16 novembro 2018 | 14:11

Boa tarde!
Gostaria de compartilhar uma dúvida com os colegas: Tenho que regularizar uma empresa que ficou inativa em 2016, 2017 e 2018. Tenho que entregar as DCTFs negativas, e minha dúvida é: - Eu entregando a de 2016, os outros anos ficam regularizados? Ou tenho que entregar uma por ano?
No Manual diz: " 1) As pessoas jurídicas que estejam inativas ou não tenham débitos a declarar estão dispensadas da apresentação da DCTF, a partir do 2º mês em que permanecerem nesta condição".

A impressão que dá é que mandando a primeira, só vai enviar outra quando mudar de situação, ou seja, houver algum tipo de movimento. Será que estou certa?

Desde já agradeço!

"Assim como o sol derrete o gelo, a gentileza evapora mal entendidos, desconfianças e hostilidades." Schweitzer
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 16 novembro 2018 | 15:00

Mari Cazangi, boa tarde.

Você terá que entregar a de janeiro de cada ano ticando o quadradinho de inatividade.

A legislação da DCTF, o qual é a IN RFB nº 1599/2018 traz em seu Art. 3º, § 2º, Letra C, em relação as "Não dispensas da entrega da DCTF" o seguinte:

c) em relação ao mês de janeiro de cada ano-calendário

Ou seja, pelo menos a de janeiro de cada ano-calendário todas as empresas precisam entregar.

A situação de dispensa a partir do 2º mês que se encontre inativa ou sem débitos a declaração se dá de fevereiro a dezembro de cada ano calendário.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 30 novembro 2018 | 21:08

Mari Cazangi, boa noite.

Sim colega, é assim mesmo. rs

Disponha e um ótima final de semana.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.