x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 928

Mei x livro eletrônico

nanda

Nanda

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 16 novembro 2018 | 17:22

Pessoal uma empresa foi desenquadrada da condição de mei em janeiro de 2018, e nao fez a transformação para empresario individual (nao arrumou a papelada) ela já estando desenquadrada e sendo do simples nacional, continuou tirando nota fiscal como mei ate o mês 09-2018
em relação ao livro eletrônico como eu resolvo todo esse tempo que ela deveria esta transmitindo o livro mas estava tirando nota como mei? alguém sabe como resolver?

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2018 | 10:17

Cara Nanda,

Na verdade quando o empresário individual sai do SIMEI (desenquadra), ele "entra" para o Simples Nacional, passando a ser uma ME - Micro empresa.

Esse MEI era comercio ou prestador de serviços ?


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
nanda

Nanda

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2018 | 16:29

Oi Reinaldo Fonseca, sim e uma prestadora de serviço, serviços de digitação
ja estava no simples, porem estava tirando nota como mei, porque nao tinha feito a transformação na parte burocratica
da documentação mesmo.
agora que peguei a empresa e fiz a transformação, constava desde o começo do ano para enviar os livros
mas fiquei em duvida de enviar zerado porque ela tirava nota como mei.

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 5 anos Terça-Feira | 20 novembro 2018 | 12:37

Cara Nanda,


Como se trata de uma empresa que presta serviços, foram emitidas notas da prefeitura, vc deve entrar em contado com a prefeitura, provavelmente setor de cadastro, regularizar a situação cadastral e se informar como deve proceder para corrigir/retificar essas notas de serviço que foram emitidas como MEI e na verdade era ME.

Feito a correção é só atualizar os livros.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
nanda

Nanda

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 20 novembro 2018 | 13:04

João vítor Galiano, emitia a nota no portal da fazenda, nota fiscal eletrônica para MEI mesmo.
Reinaldo eu moro em Brasilia e agora o cadastro da empresa esta como empresario individual pelo simples nacional
aqui como não tem prefeitura e pelo estado mesmo, no caso o cadastro e pela própria secretaria de fazenda.

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 5 anos Terça-Feira | 20 novembro 2018 | 14:31

Cara Nanda,

Deve atualizar o cadastro na Secretaria de Estado da Fazenda então, se não é mais MEI não pode emitir nota fiscal para MEI.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
nanda

Nanda

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 20 novembro 2018 | 14:39

Sim Reinaldo nao pode, mas nao sei como resolver o que ja foi feito.
no caso nao era mei mas tirava nota como mei nesse periodo que estava desenquadrada
eu nao tenho como cancelar a nota e nem poderia pois foi enviada para prestação de conta de um projeto cultural
agora nao sei como faço com o envio dos livros eletronicos?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.