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4 dicas para trabalhar o Marketing Digital da sua empresa

Henrique Morgani

Henrique Morgani

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Marketing
há 5 anos Quarta-Feira | 21 novembro 2018 | 14:36

O Marketing Digilta é a prática de ações de marketing no ambiente online, com o objetivo de atrair novos clientes, criar relacionamentos e agregar valor aos produtos e marcas. A prática se faz cada vez mais latente em um contexto no qual os brasileiros passam, em média, 9 horas por dia navegando na internet. Se o seu público está conectado, a sua marca também deve estar.

No Marketing Digital, a comunicação deixa de ser uma via única - das empresas para o público - e passar a ser de mão dupla - o público também participa, interage e responde ao que foi comunicado. Além de enviar uma mensagem sobre sua marca, é preciso monitorar o que os seus clientes estão falando sobre ela. Afinal, consumidores estão cada vez mais aptos a opinar e amplificar suas opiniões.

Que a internet é o local ideal para atingir milhões de pessoas, isso você já sabe. Mas você sabe como usar essa vantagem do mundo online ao seu favor? A estratégia de Marketing de Conteúdo existe justamente para isso: para que você saiba como, quando e onde impactar potenciais clientes.

Aliada aos esforços de Inbound Marketing, SEO e Marketing de Conteúdo, o Marketing Digital é responsável por entender a jornada do consumidor, atrair potenciais clientes, ofertar conteúdos que despertem a necessidade de adquirir um produto ou serviço, converter em vendas e realizar a manutenção do relacionamento com clientes - para que ele volte mais vezes ao seu ambiente e o recomende para outras pessoas.

Veja, a seguir, quais são as principais ferramentas de marketing de conteúdo e como aplicar esses esforços para dar visibilidade à sua empresa.

Quais são as principais ferramentas de Marketing Digital?
Redes sociais
As redes sociais são, sem dúvida, as principais ferramentas para a execução da estratégia de Marketing Digital. Afinal, são elas que detém a maior quantidade de acessos de usuários na internet. Além disso, uma rede social é o ambiente perfeito para uma marca se aproximar do público, fazendo com que o mesmo interaja com o conteúdo criado - ampliando, consequentemente, o espaço da sua empresa no mundo digital.

É preciso analisar com cautela o objetivo de cada rede social e ver qual se aplica melhor ao seu negócio. O Instagram, por exemplo, é uma rede social voltada para vídeos e fotos; se a sua empresa não pretende trabalhar com esse tipo de conteúdo, não faz sentido criar uma conta na plataforma.
Blogs
Uma boa estratégia de SEO é desenvolvida para entregar conteúdos pertinentes e plataformas responsivas para as necessidades do usuário. O blog é uma ferramenta crucial para que essa estratégia dê certo. É através dele que você deve entregar conteúdos relevantes para o público que deseja alcançar.

Essa ação, além de tornar a sua empresa uma autoridade no assunto proposto, cria uma boa indexação para o seu site/blog nos resultados de mecanismos de buscas, como o Google. Se alguém estiver pesquisando sobre um assunto que você já foi publicado no seu blog, e a sua estratégia de SEO foi trabalhada com sucesso, as chances de aparecer nos primeiros resultados do Google - e criar um primeiro contato com o cliente - são gigantes.
Landing Pages
Blogs e redes sociais também são responsáveis por trazer leads para a sua empresa, assim como as landing pages. Leads são contatos de clientes em potenciais, que deixam suas informações (como e-mail, telefone, entre outras) em troca de algum conteúdo ou benefício. Já as landing pages são as páginas ou domínios onde essa troca acontece; o cliente preenche um formulário e ganha acesso para fazer download ou assistir um conteúdo.

Quais são os principais pilares do Marketing de Conteúdo?
Inbound Marketing
Este é o principal pilar do Marketing Digital, que tem como objetivo atrair mais pessoas para o seu negócio, através da famosa Jornada do Consumidor. Essa jornada define cada uma das etapas pelas quais o consumidor percorre até virar um cliente pagante, e cada uma delas oferece insights para trabalhar o consumidor, de modo a fazê-lo pular para a próxima etapa. A jornada do consumidor está dividida da seguinte forma:

Atração: ofereça conteúdos relevantes que satisfaçam as necessidades do seu público;
Conversão: ofereça uma demonstração do seu serviço, para que o cliente considere comprá-lo;
Venda: as duas etapas iniciais educam o consumidor sobre a necessidade de adquirir o produto; na etapa de venda, é necessário fornecer oportunidades exclusivas para que ele feche o negócio;
Encante: mesmo depois de se tornar um cliente pagante, o consumidor merece atenção; esteja sempre pronto para atendê-lo, fidelize-os e torne-os embaixadores da sua marca.

Cada uma dessas etapas depende muito da produção de conteúdo que interesse o público que você deseja alcançar. Para isso, usamos outro pilar do Marketing Digital: o Marketing de Conteúdo.
Marketing de Conteúdo
Para atingir o público desejado, é preciso oferecer o que ele está procurando. No ambiente digital, a forma mais fácil de fazer isso é disponibilizando conteúdos que sejam do interesse do grupo que você deseja atingir - um conteúdo que resolva um problema desse grupo e que o eduque sobre a necessidade de adquirir o seu produto ou serviço para resolver esse problema.

O Marketing de Conteúdo é responsável pela pesquisa, produção e distribuição desses conteúdos para cada uma das etapas da jornada do consumidor que vimos anteriormente. Através dele, é possível definir os melhores formatos de conteúdos para cada canal de comunicação, o tom de voz da sua marca, quais canais você deseja explorar, entre outros pontos fundamentais da estratégia.

Lembre-se: o objetivo do conteúdo é fazer com que o seu público reconheça a sua marca como uma solução para os problemas que ele possa ter, fazendo com que ele volte mais vezes ao seu ambiente digital. Assim, ele enxergará valor na sua marca, o que aumentará as chances de que ele se torne de fato um cliente.

SEO
SEOé a sigla, em inglês, para o termo Search Engine Optimization - que, em português, significa otimização dos motores de busca. Essa estratégia é formada por um conjuntos de boas práticas a serem seguidas nas plataformas digitais, que potencializam as suas chances de uma boa indexação nos sites de busca - principalmente o Google. Isso significa aparecer entre os primeiros resultados em uma página de pesquisa.

As boas práticas de SEO podem ser resumidas em uma boa construção do texto disponibilizado nas suas plataformas e no desenvolvimento da plataforma em si (ela precisa ser responsiva, ter velocidade, entre outros fatores). Em termos práticos, SEO é um bom aliado do Marketing de Conteúdo porque é ele quem direciona o conteúdo a ser desenvolvido, com a ajuda de pesquisas que apontam as palavras-chave mais buscadas pelo público que a sua empresa deseja alcançar.

Agora que você já conhece os principais fundamentos do Marketing Digital e o reconhece como uma estratégia para trazer mais visibilidade e clientes para a sua marca, é hora de de se aprofundar no assunto para desenvolver o seu próprio plano de Marketing Digital. Acesse aqui uma indicação de cursos fundamentais sobre o assunto e não perca a oportunidade de elevar a sua empresa ao patamar que ela merece!

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