x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 380

Duvida sobre contabilização de contrato

Igor Costa Vidal

Igor Costa Vidal

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 21 novembro 2018 | 21:04

Olá,

Estou com um exercício no qual me deparei com diversos contratos de serviço e não sei bem como devo realizar a contabilização.
Nos seguintes casos.

c) Contrato de Prestação de Serviços - Pessoa Física:
Contrato assinado, em 16.08.2018, com o autônomo, Sr. Contador Formado para prestação de serviços de contabilidade. Os honorários deverão ser pagos no primeiro dia útil do mês seguinte ao da prestação dos serviços, no valor bruto mensal de R$ 6.900,00, durante o período de agosto e setembro/2018 e R$ 10.400,00 a partir de Outubro/ 2018.


Nesse caso, eu devo lançar no dia 16.08 uma provisão com o valor somado de todos os meses e ir deduzindo desse valor na medida que for ocorrendo o pagamento todos os messes? Ou posso apenas lançar em cada mês o valor do pagamento separadamente?

e) Contrato de Comodato:
Contrato assinado em 17.09.2018, com a empresa “Internet & Comunicação Ltda.”, para instalação em regime de comodato, de um cable modem, visando à utilização da internet a cabo, no valor de R$ 1.100,00, vencível no 5º dia útil do mês seguinte, com vigência a partir de 01.10.2018.


Nesse outro, persiste o mesmo questionamento do anterior porém, esse valor de R$1.100,00 será adicionado ao Ativo Imobilizado? O fato da vigência começar no dia 01/10 influencia no lançamento?

Desde já, obrigado.

Ewerton Schmidt

Ewerton Schmidt

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 7 dezembro 2018 | 00:23

Igor Costa Vidal, boa noite.

"...uma provisão com o valor somado de todos os meses e ir deduzindo desse valor na medida que for ocorrendo o pagamento todos os messes? Ou posso apenas lançar em cada mês o valor do pagamento separadamente?" Pelo principio da competência o lançamento se dará no mês que ocorrer as despesas, ou seja, ocorrendo as despesas lançará direto na conta de resultado conta ativo(banco) ou passivo(provisão da despesa caso não pague no mês que ocorre a despesa).

O que você precisa levar em consideração é o principio da competência, reconhecimento de despesas e receitas.

A contabilidade leva em conta os fatos.

No segundo exemplo o fato é: um bem de terceiro(empresa B) que ficará sob a guarda de uma outra empresa(empresa A), este bem é item fundamental para prestação de serviço, que ainda ocorrerá, quando ocorrer usar o principio da competência.

Portanto, são dois momentos que acontecerá na contabilidade, (i) envio do bem e (ii) prestação de serviço através desse bem.


Espero ter ajudado.

Contador
Founder at Paralegalweb
Cel.:(21) 98240-6844
https://www.paralegalweb.com.br/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.